Esporte

Criciúma fatura hexacampeonato da Volta Ciclística do Uruguai

Trabalho de base realizado no município é referencia na formação de ciclistas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe FME Criciúma/Bike Point conquistou o hexacampeonato da Volta Ciclística 500 Milhas do Norte do Uruguai. A 47° edição do evento teve início no último dia 31 de março, na cidade de Taquarembo, no Norte do país, passando por Tacuarembó, Tranqueiras, Massoler, Rivera e Artigas, onde foi finalizada no dia 5 de abril. A competição contou com a participação de 120 ciclistas, representando Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

O título de Criciúma foi conquistado na categoria Júnior, com uma dobradinha. Rafael Patero venceu a prova, com o tempo de ‘13h10min44s’, seguido de Vinicius Woitke, com o tempo de ‘13h10min47’s.

Conforme o técnico Gustavo Freitas, além da dupla, o trabalho realizado pelo restante da equipe, formada por Vitor Gonçalves, Willian da Rosa, Federico Gonzalez, Vinicius Woitke e Rafael Patero, foi determinante para o hexacampeonato criciumense.

“A participação na Volta Ciclística do Uruguai sempre gera uma expectativa. Porque, como trabalhamos com uma equipe júnior, a cada ano participamos com novos atletas. Foram seis títulos conquistados com equipes diferentes. O mesmo acontece com os nossos adversários. Mas o nosso diferencial é o trabalho forte em conjunto. Por exemplo, na última etapa, o Rafael Patero teve um pneu furado na primeira volta, assim como outros ciclistas que também tiveram o mesmo problema e não pegaram mais o pelotão. Mas, como trabalhamos em equipe, logo em seguida o Vitor Gonçalves entregou uma roda da bicicleta dele para o Rafael seguir a prova, enquanto o Vitor acabou não terminando a prova naquele dia”, ressalta Gustavo Freitas.

O técnico da equipe de Criciúma também destaca a experiência adquirida por seus comandados em uma competição onde correm lado a lado com ciclistas da categoria Adulto. “Essa prova faz parte da nossa preparação, pois aqui no Brasil não existe uma volta ciclística em que o Júnior pode correr junto com o adulto, como acontece no Uruguai. É muito importante para o aprendizado dos nossos atletas acompanharem o ritmo forte ditado pelos ciclistas adultos”, pontua Freitas.

Sem estrutura para manter os talentos revelados no município, o trabalho realizado pela equipe FME Criciúma permanece voltado para a formação de atletas. “Todos os nossos atletas têm 17 anos, a categoria Júnior vai até 18 anos, idade que eles completam neste ano. Nosso objetivo é formar os ciclistas para a disputa dos Joguinhos Abertos e da Olesc. Nós não temos estrutura financeira para manter esses atletas para os Jasc. Após atingirem a idade limite, cada ciclista segue o seu caminho. Cerca de 80% dos atletas ranqueados para disputar as Olimpíadas de 2016 passaram por aqui”, informa o técnico.

Conforme o Portal Engeplus, o próximo desafio da equipe de ciclismo de Criciúma será a Volta Ciclística do Contestado. A competição será realizada entre os dias 18 e 21 de abril, nas cidades de Porto União, Matos Costa e Caçador.