Geral

Criciúma ganha destaque na efetividade da gestão ambiental em Santa Catarina

Por meio dos trabalhos realizados pela Diretoria de Meio Ambiente (DMACRI), a cidade é considerada a quarta colocada com as melhores gestões entre os 295 municípios do Estado

Foto: Divulgação

A preocupação com a qualidade e a preservação do meio ambiente marcam os objetivos das atividades de gestão ambiental. Pensando nisso e intensificando os trabalhos realizados, a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) fez o município ganhar destaque na gestão ambiental. A cidade de Criciúma foi considerada a quarta melhor entre os 295 municípios de Santa Catarina pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), em 2020.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, os serviços avaliados foram os trabalhos de fiscalização, licenciamento e educação ambiental. “Então, a importância de mantermos essa preocupação com a gestão é que além prestarmos um bom serviço para a população, estamos também trabalhando para que o nosso meio ambiente esteja equilibrado para as futuras gerações aproveitarem disso”, destacou.

Ainda, conforme a diretora, levando em consideração que foram avaliados os 295 municípios de Santa Catarina, esse destaque em quarta posição é de extrema importância para a região, principalmente porque no ano de 2016 a cidade de Criciúma ficou na posição 160 na gestão ambiental.

Benefícios ao meio ambiente

A diretora também ressalta que as atividades voltadas para a melhoria da qualidade ambiental no município são necessárias para se manter um bom equilíbrio ecológico. De acordo com ela, além dos trabalhos voltados para as áreas de fiscalização, licenciamento e educação ambiental, a diretoria também tem uma preocupação constante com a preservação dos recursos ambientais.

“Unindo essas três práticas com nossos projetos de recuperação de áreas degradadas e com os estudos, avaliações e tratamentos de áreas de preservação permanentes, tornam uma série de ações realizadas para que a gestão ambiental seja efetiva. Assim, conseguimos concretizar uma boa preservação das áreas ambientais presentes em nossa região”, ponderou.

Recursos tecnológicos

Além disso, atualmente a Diretoria de Meio Ambiente também conta com uma estrutura 100% digital, com todas as demandas recebidas pelo órgão podem ser enviadas pelo contribuinte de forma online. “Como resultado, esses recursos tecnológicos facilitam a comunicação entre o particular e o poder público, fazendo o trabalho realizado ser mais ágil, eficaz e menos burocrático”, explicou a diretora de Meio Ambiente.

Notícias Relacionadas

Orleans é destaque na geração de empregos em setembro abrindo 105 novas vagas

Desde janeiro já foram criados 340 novos postos de trabalho destacando Orleans na região

CDL premia ações de sensibilização ambiental em escolas municipais de Lauro Müller

O Projeto do CDL na Escola teve como tema, na edição deste ano, “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

Troféu Fama 2018 reconhece empresas e profissionais de Orleans e Lauro Müller

Tubarão é destaque em SC em arrecadação para o FIA em 2019

As doações ocorreram por intermédio das declarações do Imposto de Renda de 2019.