Geral

Criciúma: greve dos profissionais do Samu chega ao fim

Após assembleia, trabalhadores voltaram às suas funções nessa quarta-feira.

Divulgação

A greve dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acabou. A decisão foi tomada em conjunto na assembleia geral do SindiSaúde. A empresa que administra o serviço na região se comprometeu a efetuar o pagamento do 13º salário dos funcionários até o dia 31 de dezembro. De acordo com o diretor do sindicato, Cleber Cândido, caso o pagamento não seja efetuado até essa data, a greve será retomada no dia seguinte.

Durante a greve, as equipes do Samu estavam operando em 30% do quadro total. Agora o funcionamento acontece em 100%. “O sindicato moveu contra a empresa e contra o Estado uma petição autorizando que suspenda os bloqueios dos valores para que eles possam fazer o pagamento”, diz Cândido. Nessa terça-feira, dia 23, a Justiça bloqueou R$ 200 mil da conta da OZZ para que a empresa garantisse o pagamento da dívida com os trabalhadores.

Candido destaca que outras questões continuam sendo discutidas paralelamente. “Assuntos como a falta de reajuste salarial nos últimos três anos, as férias que por três anos não são concedidas e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que está pendente desde abril são pontos que precisam ser corrigidos pela empresa.

“Na segunda quinzena de janeiro, ficou definido que agente fará nova assembleia sobre as outras pautas. Caso as pautas não avancem, pode ser deflagrada nova greve”, projeta Cândido.

Todos esses assuntos estão na Justiça sendo reivindicados pelo sindicato da categoria. Nessa última greve, ficou garantido o abono de desconto salarial pelos dias não trabalhados. Além disso, os funcionários terão 60 dias de estabilidade na função.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Colisão frontal termina em morte em Balneário Rincão

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.