Geral

Criciúma lança a “Caixa Solidária”

O projeto tem cunho social e é sustentável. Cinco caixas estarão em pontos estratégicos da cidade para doações.

Fotos: Neka Dal Pont

Fotos: Neka Dal Pont

O Governo de Criciúma lança neste sábado (5), o projeto “Caixa Solidária”. É uma parceria da Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma – Famcri e da ONG Cidadania em Ação. O lançamento oficial do projeto ocorre na Praça Nereu Ramos, às 11h da manhã.

Essas caixas – ou containeres – são invioláveis e estarão à disposição do público permanentemente em pontos estratégicos para receber doações de roupas, calçados e cobertores. O objetivo é dar uma opção segura e contínua de destinação às doações que as pessoas muitas vezes têm em casa e não sabem para onde podem levar. O Projeto “Caixa Solidário” é pioneiro, Criciúma é a primeira cidade do Brasil a implantar um sistema de doação nesse modelo.

O projeto é sucesso em países de primeiro mundo. Segundo o coordenador do programa em Criciúma, nos Estados Unidos já são mais de 14 mil caixas espalhadas. França e Itália também difundem e incentivam um modelo semelhante ao que será lançado aqui no município.

“O projeto pretende despertar em cada cidadão um coração mais solidário. Já tivemos inúmeras provas de que o criciumense gosta de ajudar, temos que saber aproveitar o bom coração da nossa gente. O projeto tem um caráter diferenciado, ao invés de incentivar a doação apenas no inverno com as campanhas do agasalho, criamos uma ferramenta de doação para o ano todo. As pessoas precisam de ajuda em qualquer uma das estações”, destaca o prefeito Márcio Búrigo.

Inicialmente serão cinco containeres, espalhados em pontos estratégicos de Criciúma, onde há grande circulação de pessoas. Praça Nereu Ramos, Praça do Congresso, Parque das Nações, Terminal Central e Terminal do Pinheirinho são os pontos escolhidos para o pontapé inicial. “Vamos começar aos poucos. Precisamos provocar uma mudança comportamental nas pessoas. É preciso incutir em cada um a responsabilidade social e despertar o desejo da doação”, comenta Mateus Rossi, coordenador do projeto no município. “Aos poucos vamos ampliando e espalhando as “Caixas Solidárias” em diversos bairros da cidade”, completa.

O Projeto de Lei nº55/2015, de autoria do Executivo, contou com a indicação do vereador Daniel Freitas. A lei permite a instalação das caixas em locais públicos e ainda especifica as funções dos parceiros do projeto. Ao Governo Municipal cabe a fiscalização, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma – Famcri fará a coleta e o encaminhamento para a triagem, que será feita pela ONG Cidadania em Ação. “As peças que não puderem ser reaproveitadas terão o destino correto, a Famcri fará o descarte responsável”, afirma o presidente da Famcri, Gelson Fernandes

A secretária municipal de Assistência Social explica que a Lei permite a realização de bazar com as doações. “Se houver necessidade, além da doação para as famílias e entidades, nós podemos organizar eventos de bazar solidário. As peças serão comercializadas em valor simbólico e o recurso arrecadado será revertido exclusivamente na manutenção do projeto e ainda para as ações executadas pela ONG”, afirma Solange Barp.  

O projeto tem ainda o apoio da iniciativa privada. A Librelato é a empresa responsável pela criação e doação das caixas. A caixa foi desenvolvida pela equipe de engenheiros da Librelato, são lacradas e invioláveis. O projeto também prevê a conscientização através de campanhas permanentes de doação organizadas pela ONG, que é parceira do Governo de Criciúma nesta ação. O resultado esperado é o desenvolvimento de política pública social, através de distribuição de roupas aos mais necessitados, renda para famílias carentes e ainda o descarte ecologicamente correto dos donativos não reutilizáveis.

Sobre a ONG Cidadania em Ação

Fundada em 21 de abril de 2007, a ONG (Organização não governamental) Cidadania em Ação surgiu através da iniciativa de um grupo de profissionais, com experiência na área de assistência social. A grande demanda existente na região do bairro Anita Garibaldi, em Criciúma, motivou o início dos trabalhos. Desde então, a instituição vem ampliando o leque de atividades desenvolvidas e aumentando a abrangência, acreditando que boas ações sempre retornam.

Atualmente, dezenas de crianças e adolescentes são atendidas diariamente, nos Núcleos Sociais, com oficinas educativas e culturais diferenciadas. A entidade acompanha as famílias envolvidas através do atendimento da equipe técnica, composta por assistente social e psicóloga.

Colaboração: Ioton Neto