Geral

Criciúma passa a contar com o ITBI Web

Ferramenta facilita a vida do cidadão ao unificar o processo de transferência de imóveis nos cartórios.

Foto: Jhulian Pereira

Foto: Jhulian Pereira

O cidadão criciumense que está em processo de transferência de imóveis acaba de ganhar um aliado importante que resultará em economia de tempo e dinheiro. Trata-se da ferramenta ITBI Web, que unifica nos próprios cartórios a retirada do Imposto de Transferência de Bens Imóveis. Essa solução, lançada pela Prefeitura e desenvolvida pela empresa criciumense Betha Sistemas, ainda é uma novidade em Santa Catarina, além de Criciúma, apenas a cidade de Lages conta com o recurso. O ITBI Web deve facilitar a vida de aproximadamente duas mil pessoas que procuram o serviço todos os meses. A solução foi apresentada à imprensa na tarde dessa quinta-feira (22), pelo prefeito Márcio Búrigo

Antes do lançamento web, o cidadão precisava fazer o seguinte percurso: ir à sede da prefeitura (no bairro Ceará) solicitar o ITBI, voltar alguns dias depois, pegar a guia de pagamento, efetuar o pagamento em uma agência bancária e levar a guia paga ao cartório. Com a ferramenta online disponível o cidadão vai ao cartório e já recebe a guia do ITBI, ou seja, não é mais necessário fazer a viagem até a prefeitura. “Existe aí a economia de tempo, porque o cidadão ficava esses dias se deslocando da prefeitura para o banco e depois para o cartório e agora não é mais necessária toda essa movimentação, e também a economia de dinheiro, pois a pessoa gastava com passagem de ônibus ou combustível para fazer todo esse processo. É um benefício que simplifica, torna mais fácil a vida da pessoa que está envolvida com a burocracia da transferência de um imóvel”, explica o prefeito. “O processo será realizado no cartório, pois a maioria das pessoas não está familiarizada com os trâmites. Os técnicos já foram treinados e estão capacitados para atender a população”, complementa Márcio.

A ferramenta também não custará para os cofres públicos. “Essa é uma parceria que nós fizemos com os cartórios, a Prefeitura não terá custos. Toda a população só tem benefícios com esse lançamento. Lembrando que o serviço continuará sendo realizado no setor de arrecadação da forma tradicional para aqueles que assim desejarem”, salienta a fiscal de tributos, Josiani Bombazar.

Colaboração: Bruna Borges