Geral

Criciúma perde invencibilidade e pode voltar ao Z-4

Equipe é derrotada por 2 a 1 para o América-MG, fora de casa, no primeiro revés sob o comando de Waguinho Dias.

Divulgação

Com um time lento no meio-campo e com uma marcação frouxa, principalmente no primeiro tempo, o Criciúma foi derrotado por 2 a 1 pelo América-MG, na noite desta terça-feira, fora de casa. Na etapa final, o time teve uma leve melhora, mas não conseguiu igualar. O adversário teve uma noite iluminada do camisa 10: Matheusinho. Ele marcou os dois gols do jogo. Léo Gamalho, na etapa final, chegou a descontar, mas não foi o bastante. Agora, o Tricolor Carvoeiro pode voltar ao Z-4 da Série B, dependendo dos resultados da rodada. Oeste, Figueirense, Vila Nova e São Bento podem passar o Tigre na classificação. No pior cenário, o Criciúma volta ao 19º lugar. Improvável, mas possível. Caso dois dos quatro times vençam, o time treinado por Waguinho Dias já volta para a zona desconfortável da tabela.

O Criciúma não vence o América, em Minas Gerais, desde 2006. São 13 anos e, agora, oito jogos. Para tentar mudar o cenário, com uma marcação alta, na linha de defesa do América, o Tigre dificultava a saída de bola dos donos da casa, que eram obrigados a fazer lançamentos ao ataque. Mateusinho, pela esquerda, era o mais acionado pela parte ofensiva do Coelho. O time mineiro tinha mais volume de jogo, mas não conseguia criar chances de perigo, enquanto o Tigre saia para o ataque com trocas rápidas de passes. Ambas as equipes tinham bom ritmo de jogo, mas não conseguiam concluir a gol as jogadas, pois erravam muito o último passe.

Aos 19 minutos, na primeira finalização da partida, Matheusinho fez uma grande jogada pela esquerda, passou por Maicon e Wesley, e bateu forte, de fora da área, no ângulo superior de Luiz, que nada pôde fazer. 1 a 0 para o América em um golaço do jovem formado na base do clube mineiro. Aos 22 minutos, Júnior Viçosa percebeu Luiz adiantado e finalizou da intermediária, pouco depois do meio campo, mas a bola saiu. Finalização ousada do centroavante do América, mas que não assustou o goleiro do Tigre. O Criciúma seguiu no jogo ofensivo, em busca do empate, mas ainda errava muito na última bola, antes da finalização. Aos 26 minutos, o primeiro chute do Tigre: Vinícius finalizou torto e fraco, da intermediária. No minuto seguinte, novamente Matheusinho fez jogada pelo meio, passou por dois e tocou para Leandro Silva, que bateu forte, mas a bola saiu ao lado do gol de Luiz. A marcação do Criciúma não conseguia encontrar o jovem atacante do América.

Aos 30 minutos, Leandro Silva finalizou na entrada da grande área e os jogadores do América pediram pênalti, alegando que a bola teria batido no braço de Derlan, mas o juiz nada marcou. Na saída para o ataque, o meio campo do Criciúma tinha dificuldade em criar as jogadas de ataque. Aos 34 minutos, Diego Ferreira fez boa jogada pela direita e cruzou, Derlan afastou parcialmente e Júnior Viçosa finalizou pressionado por Sandro. A bola passou perto da trave. No minuto seguinte, novamente Viçosa recebeu na área, mas bateu mascado e Derlan afastou. O Criciúma terminou o primeiro tempo sem levar perigo ao gol de Airton. Antes do final da etapa inicial, Matheusinho ainda ampliou. Diego Ferreira cruzou rasteiro da direita e o camisa 10 se deslocou até a marca do pênalti para finalizar e marcar 2 a 0 aos 46 minutos. “Morosidade nítida no primeiro tempo. Muito espaço para o adversário jogar e não era isso para ser feito. Fomos muito apáticos e poderia ter levado mais. Agora é corrigir porque ficamos muito abaixo”, disparou o goleiro Luiz, no intervalo.

Na etapa final, com Marcos Vinícius e Caique, nos lugares de Maicon e Daniel Costa, o Criciúma tentou diminuir a vantagem do adversário. Aos cinco minutos, o América errou a saída de bola, Léo Gamalho recuperou e lançou Reinaldo aie arrancou pela direita, mas foi derrubado por Pedrão. Falta. Na cobrança de Marlon, Sandro cabeceou para a defesa de Airton. O Tigre tentava se impor no jogo, mas seguia com dificuldade de armação de jogadas e proporcionava contra-ataques ao adversário. Aos 13 minutos, Marlon apareceu pela esquerda e cruzou para Wesley que pegou mal na bola e finalizou errado.

Aos 19 minutos, Pedrão vacilou, errou ao afastar a bola, Caique cruzou e Léo Gamalho, no meio da área, só deslocou Airton para descontar: 2 a 1. Aos 22 minutos, Vinícius foi derrubado. Falta. Marlon cobrou rasteiro, fraco, para fácil defesa de Airton. O Criciúma melhorou no segundo tempo, mas ainda sem pressionar muito o adversário. Caique deu mais dinâmica ao meio campo. O América tentava chegar em contra-ataques, mas sentia dificuldade. O time da casa piorou em relação ao primeiro tempo.

Aos 31 minutos, Neto Berola arrancou pela esquerda e cruzou para Júnior Viçosa, que foi travado por Derlan. O time da casa pediu pênalti, mas nada houve. No minuto seguinte, o mesmo Viçosa foi pressionado por Sandro, na área, e não conseguiu concluir. Aos 35 minutos, Marlon errou a saída de bola e França arrancou pela direita, mas Derlan e Luiz fizeram a cobertura e o goleiro ficou com a bola. O jogo ficou franco, nos últimos 10 minutos. Aos 40 minutos, Marlon cobrou escanteio, a zaga afastou e Reinaldo chutou em cima de outro defensor. Nos acréscimos, Neto Berola foi lançado pela esquerda, sozinho, e Luiz teve que ir até a intermediária para derrubar o jogador do time mineiro. O goleiro e capitão foi expulso e, como o Tigre já havia feito as três alterações, Marlon foi para o gol. Ainda assim, o Tricolor Carvoeiro conseguiu se segurar sem levar o terceiro gol.

Com informações do TNSUL 

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.