Geral

Criciúma realiza 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Evento discutirá a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de celebrar o Dia do Catador Autônomo

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

Em busca da adequação municipal à lei nacional Nº 12305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, realizará a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA). O evento, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, ocorrerá no dia 6 de junho, no teatro do Bairro da Juventude e visa discutir as formas de redução de geração de resíduos sólidos.

De acordo com diretor administrativo da Famcri, Salésio Nolla, no encontro serão discutidas as formas de reduzir a geração de resíduos sólidos. “Os resíduos sólidos podem ser transformados em bens econômicos e de valor social que geram trabalho, renda e cidadania para a população”, destacou Nolla. A 1ª CMMA trabalhará com quatro eixos temáticos. A produção e consumo sustentáveis, a redução de impactos ambientais, a geração de emprego e renda e, sobretudo, a educação ambiental. “Todo material de construção civil em demolição não é lixo. Ele tem valor agregado que gera emprego e renda”, analisou o diretor.

Fórum Lixo e Cidadania ocorre simultaneamente

No mesmo dia em que ocorrerá a Conferência, sucederá também o Fórum Lixo e Cidadania. Os catadores autônomos também celebram seu dia nesta data. O Fórum pretende salientar a estes trabalhadores o valor da união entre eles em busca da geração de renda.  “Nós precisamos mostrar a importância de se unir em Cooperativas e Associações a todos catadores. Eles precisam estar cientes de que só podem receber do poder público esse material a ser reciclado se tiverem organizados desta forma”, salientou Nolla.

Além da Famcri e da Prefeitura Municipal, a Universidade do extremos Sul Catarinense (Unesc), a ONG Nossa Rua, a Cáritas Diocesana, o Banco do Brasil e a Associação do bairro Comérciário também estão na comissão organizadora.

Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma