Geral

Criciúma realiza força-tarefa de limpeza de bocas de lobo devido à forte onda de calor

Previsão é de chuva em consequência das altas temperaturas. Equipes da prefeitura reforçarão limpeza nos bueiros do município, principalmente em locais com mais incidência de alagamento

Divulgação

Com a chegada de uma onda de calor no Sul do Brasil, a Prefeitura de Criciúma está se antecipando e inicia uma força-tarefa de limpeza das bocas de lobo do município. A iniciativa da operação foi decidida durante reunião nesta terça-feira (11), na Sala de Atos, junto com o prefeito Clésio Salvaro e a Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma. O município possui 23 mil bocas de lobo.

A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana já realiza este trabalho periodicamente, mas a ação é para reforçar a limpeza nas áreas de mais incidência de alagamento. “Uma forte onda de calor está se aproximando e sabemos que depois vem uma forte chuva, com isso a equipe da prefeitura fará uma força-tarefa de limpeza das bocas de lobo. Mas contamos também com a colaboração dos moradores, coloque o lixo nos cestos de lixo, recolha garrafas plásticas e outros objetos do chão e coloque no lixo, pois contribuir com uma cidade limpa é dever de todos”, frisou o prefeito.

Conforme o secretário da pasta, Tita Belloli, os locais com mais chances de alagamento são as ruas João Cechinel, Santa Catarina, Joaquim Nabuco, entorno da Estação Rodoviária de Criciúma, ruas da Quarta Linha e nos bairros Progresso e Wosocris. “Vamos realizar a limpeza dos bueiros da cidade, mas vamos reforçar nestes pontos que sofrem mais com a chuva. Vamos também deixar uma equipe de plantão, durante essas próximas semanas, preparadas para agir, caso tenha chuva forte”, frisou o secretário.

Orientações para o calor e a chuva

O forte calor chega durante esta semana no Sul do país, mas conforme a Defesa Civil, deve atingir Criciúma entre os dias 15 e 20 de janeiro. As temperaturas podem variar entre 30 ºC e 40 ºC. “Recomendamos que os moradores evitem fazer exercício físico ao ar livre durante os dias com as altas temperaturas, se hidratar bem e cuidar dos pets também, principalmente com as patas, que podem queimar”, explicou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

Ele ainda ressalta, como típico do verão, é prevista chuva durante este período, principalmente no meio e fim de tarde. “Como o calor será intenso, acreditamos que a chuva será forte, as nuvens estarão bem carregadas e teremos os típicos ‘pancadões’. Assim, o morador não deve passar nas áreas alagadas e evitar lugares com dificuldade de visibilidade”, reforçou.

Notícias Relacionadas

Drogas e quase R$2 mil em tráfico são apreendidos em Tubarão

Uma dupla foi presa por estar realizando o comércio ilegal de drogas

SC volta a ter 80% de ocupação nos leitos de UTI adultos após seis meses

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 257 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado

Mais de 6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-101, em Paulo Lopes

A carga foi avaliada em R$ 20 mil

Fecam leva mais dois casos de suposta falsidade ideológica para Ministério Público

Prefeitos Antônio Ceron (PSD), de Lages, e João Cidinei Da Silva (PL), de Anita Garibaldi, foram colocados na nominata da chapa 3, encabeçada pelo prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato