Educação

Criciúma recebe educadores da região para detalhar Programa Mais Educação

Primeiro Encontro do Comitê Regional do Programa Mais Educação, vai ocorrer nesta terça-feira, às 9h, na AMREC.

Criciúma é a única cidade do sul de Santa Catarina que possui escolas da rede municipal em período integral. Atualmente, a capital do carvão conta com quatro instituições, que atendem crianças e jovens durante o dia. Para explicar todo o funcionamento, representantes de 30 municípios da região sul vão comparecer no 1o Encontro do Comitê Regional do Programa Mais Educação, que vai ocorrer nesta terça-feira, às 9h, na AMREC. O objetivo dessa conferência é mostrar os detalhamentos do Programa: critérios para adesão, seleção das oficinas pelas escolas, facilidades e dificuldades do cotidiano, entre outros aspectos.

Os colégios Linus João Rech, Clotildes Lalau, Elisa Sampaio Rovaris, Adolfo Back, Vilson Lalau e Paulo Petruzzellis possuem o programa desde 2010 e tem autonomia para implantar as oficinas (esporte, lazer, entretenimento) que o Governo Federal, oferece por meio do MEC.

Segundo a coordenadora da educação, Gislaine Machado da Silveira, todas as instituições que desejam adquirir o Programa Mais Educação, devem solicitar junto ao MEC o cadastro, desde que atendam a alguns critérios. “As escolas precisam ter rendimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da média nacional e a maioria dos alunos matriculados precisa estar cadastrados no Programa  Bolsa Família”, explica ela.

Após o encontro, os representantes dos municípios irão almoçar na Central de Processamento da Merenda Escolar. Em seguida, o grupo vai visitar duas escolas: EMEIEF Linus João Rech, com atendimento em período integral e EMEIEF Paulo Petruzzellis que participa do Programa Mais Educação.

Decom/Criciúma