Além de Criciúma, pelo menos 10 municípios do Sul catarinense registraram temperaturas acima dos 35°C nesta terça-feira

Foto: Drones Flysul
A cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, enfrentou uma das tardes mais quentes do ano nesta terça-feira (11). De acordo com a Epagri, os termômetros chegaram a 40,6°C por volta das 15h, marcando a temperatura mais alta do Estado no dia e a mais elevada registrada na cidade nos últimos 12 meses.
O índice de calor, que leva em consideração a temperatura do ar e a umidade relativa, atingiu 47°C, intensificando ainda mais a sensação térmica. Quanto maior a umidade, maior a percepção de calor extremo.
Criciúma supera média histórica
O climatologista Márcio Sônego, da Epagri, explicou que o calor na região ultrapassa a média dos últimos anos.
“A temperatura de 40,6°C é a maior registrada na cidade neste ano e nos últimos 12 meses. O recorde histórico em nossa base de dados foi de 43,8°C, em 20 de dezembro de 2012. Vale lembrar que a estação meteorológica de Criciúma foi instalada em novembro de 2009“, afirmou.
Outras cidades do Sul também enfrentam calor extremo
Além de Criciúma, pelo menos 10 municípios do Sul catarinense registraram temperaturas acima dos 35°C nesta terça-feira. Confira as maiores máximas registradas na região:
- Criciúma – 40,6°C
- Meleiro – 40,4°C
- Sombrio – 40°C
- Jacinto Machado – 39,8°C
- Gravatal – 39,4°C
- Urussanga – 39,3°C
- Nova Veneza – 39,3°C
- Praia Grande – 39,3°C
- Içara – 38,6°C
- Tubarão – 36,9°C
- Jaguaruna – 36,6°C
Com a previsão de mais dias quentes, a Defesa Civil alerta para o risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, recomendando a hidratação constante e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.