Segurança

Criciúma registra o quarto latrocínio do ano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais um caso de latrocínio (roubo com morte) foi registrado em Criciúma. A vítima, desta vez, foi o aposentado Leonardo Manoel Nascimento, de 78 anos, que não resistiu às agressões de uma dupla de assaltantes em uma tentativa de roubo à residência dele, na noite de 18 de outubro, no Bairro Universitário. A vítima, desde então, estava internada no Hospital São José, onde veio a óbito na manhã de ontem. O Instituto Médico Legal – IML recolheu o corpo do idoso na unidade hospitalar e constatou traumatismo craniano como a causa da morte.

Naquela noite de terça-feira, dois assaltantes arrombaram uma das portas da casa e anunciaram o assalto. Além do idoso, a mulher dele, de 71 anos, também foi agredida, porém, com menor gravidade. A dupla fugiu do local sem levar nenhum objeto e as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. O laudo do óbito será encaminhado para a Divisão de Investigação Criminal – DIC, que, de uma ocorrência de latrocínio tentado, passa a investigar um latrocínio consumado.

Quarto caso neste ano

Este é o quarto caso de roubo com morte registrado neste ano em Criciúma, número considerado histórico haja vista que, desde 2010, no máximo um crime deste tipo era contabilizado por ano na maior cidade do Sul catarinense. Em 5 de setembro, o jovem Paulo Daniel Sebastião Brasil, de 22 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, no Bairro Cidade Mineira Velha. Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, apreendidos após assaltarem um delegado aposentado e sua esposa, levando o veículo das vítimas, confessaram o crime à Polícia Civil, alegando que Paulo Daniel teria reagido. Os menores ganharam a liberdade na semana passada.

Os outros dois latrocínios registrados são referentes à morte do professor de Urussanga Elvis de Oliveira, de 27 anos, no Bairro Renascer, na madrugada de 13 de maio, e do extrusor Gerci Luiz Maccari, de 57 anos, assassinado também a tiros na área central de Criciúma em um assalto consumado a veículo em julho. Apesar de três adolescentes confessarem que o professor urussanguense pediu para morrer, o caso foi finalizado na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) como latrocínio, pois a Polícia Civil entendeu que, aproveitando-se da morte, os menores subtraíram os pertences da vítima.

Os dois réus do latrocínio contra o extrusor, Lucas Soares Fragoso, de 19 anos, e Antônio Wanderley dos Santos Júnior, de 20 anos, passam hoje por audiência de instrução e julgamento no Fórum. Eles respondem ainda a mais dois processos, um por roubo e outro por latrocínio tentado, quando alvejaram a tiros o vigilante de uma farmácia no Bairro Próspera.

Roubos (consumados ou tentados) que resultaram em latrocínio em 2016

2 foram a veículo

1 foi a residência

1 foi um caso atípico (professor de Urussanga)

Rota dos latrocínios

2010
Criciúma O – Morro da Fumaça – 1

2011
Criciúma 1 – Forquilhinha – 1

2012
Criciúma 1 – Balneário Rincão – 1

2013
Criciúma 0 – Içara – 1

2014
Criciúma 1 – Lauro Müller 1

2015
Criciúma 1 – Morro da Fumaça 1

2016
Criciúma 4 – Forquilhinha – 1

Com informações de Talise Freitas / Clicatribuna