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Criciúma terá Procon Digital a partir de abril

A partir do dia 11 de abril, o município de Criciúma contará com o "Procon Digital".

Divulgação

A partir do dia 11 de abril, o município de Criciúma contará com o “Procon Digital”. O projeto, resultado de parceria entre o Procon e Diretoria de Tecnologia de Informação, DTI, visa a melhoria nos serviços e no atendimento ao consumidor.

A ferramenta trará um sistema automatizado e integrado na comunicação interna e externa da instituição. De acordo o diretor de TI, Tiago Pavan, essa implementação de processos digitais eliminará o uso de papéis, por meio de rotinas de certificação digital e uso de assinaturas eletrônicas.

“Essa inovação foi pensada considerando a evolução tecnológica e visando um atendimento cada vez mais eficaz para a população. Um recurso inovador que deve facilitar os processos e aproximar o consumidor do órgão municipal”, explica o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle.

“Isso ocorrerá devido a disponibilização via internet de atendimentos seguros, intuitivos e, ininterruptamente, disponíveis. A criação da ferramenta também busca melhorar o contato entre consumidor e fornecedor. Ou seja, não somente transmitir os processos administrativos e, sim, ampliar a afetividade nas respostas aos consumidores”, ressalta.

Outras funcionalidades citadas pelos gerentes do projeto:

– Permitir que os servidores gerenciam suas atividades, tendo controle dos prazos de resolução, fila de trabalho eletrônica, priorização e sequenciamento de ações;

– Manter sempre acessível a documentação relacionada, evitando o uso de pen-drives e e-mails pessoais;

– Reduzir a informalidade, oferecendo ferramenta de atendimento ao consumidor rápida e prática para registro, execução, planejamento e controle das atividades oficiais;

– Receber informações sobre a quantidade de documentos eletrônicos enviados, bem como a quantidade potencial de impressões economizadas;

– Fornece espaço para registro de pautas de reunião e projeção de prazos a serem cumpridos, compartilhados entre todos os envolvidos;

– Agrupar de forma digital as respostas dos documentos em um único local, facilitando o entendimento e a tomada de decisão, baseada na cronologia dos fatos;

– Garantir a confidencialidade nos documentos, adotando práticas que aumentam a segurança na autenticação dos usuários.

Com informações do site ND Mais

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