Geral

Criciúma: Unesc suspende aulas presenciais

A universidade colocará ainda à disposição de alunos e colaboradores o SOS Unesc Covid-19, um ponto de apoio para informações e encaminhamentos.

Divulgação

Atenta à evolução do Covid-19 (coronavírus) no Brasil e, em especial, na região Sul de Santa Catarina, o Conselho Universitário da Unesc aprovou, por unanimidade, a suspensão temporária das aulas presenciais na universidade a partir desta terça-feira (17/3), por quinze dias (até 31/3), com reposição já prevista em calendário acadêmico. Em reunião nesta segunda-feira (16/3), que contou com a presença do Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e do Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a instituição definiu outras normativas como o afastamento de colaboradores com mais de 60 anos, além de profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes. A universidade colocará ainda à disposição de alunos e colaboradores o SOS Unesc Covid-19, um ponto de apoio para informações e encaminhamentos.

“A Unesc acompanha todas as instruções do Ministério da Saúde, secretarias estadual e municipal de saúde e fará o que for necessário para preservar o bem-estar e garantir a segurança das comunidades interna e externa. Da mesma forma, colocaremos toda a nossa expertise, tecnologia e inovação em prática para que nossos alunos não sejam prejudicados pela suspensão das aulas presenciais e para que a medida não comprometa o calendário acadêmico”, explica a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta.

Afastamento de colaboradores em grupos de risco

A Unesc determina que, a partir desta segunda-feira, (16/3), todos os colaboradores acima de 60 anos e profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes, ou que estejam no grupo de risco sejam afastados das atividades pelo período de 15 dias. Também estão suspensos todos os estágios obrigatórios, inclusive nas Clínicas Integradas de Saúde e nas Casas da Cidadania, até 31 de março. Já as atividades administrativas seguem normalmente. Funcionários e estagiários, com bolsa de estágio interno, também continuam em suas atividades.

Serviços suspensos na universidade

Os eventos, workshops, palestras, formaturas, projetos de extensão e ações comunitárias já haviam sido cancelados na última sexta-feira (13/3). Os atendimentos nas Casas da Cidadania estão suspensos.

Serviços mantidos

A partir desta terça-feira (17/3), permanecem abertos e em atendimento os serviços conveniados das Clínicas Integradas de Saúde: ambulatório de feridas; Centro Especializado em Reabilitação (CER); Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang); Farmácia Escola; Vacinas; Ambulatório de Estomias; Suporte Básico de Vida em Saúde (SOS Unesc).

Todos os serviços administrativos e setores da universidade se mantém abertos e em atendimento.

SOS Unesc Covid-19 – Ponto de apoio para comunidade interna

A universidade colocará à disposição exclusiva de alunos e colaboradores um ponto de apoio interno para informações e encaminhamentos sobre o Covid-19. “Estamos em época de comuns resfriados ou problemas respiratórios, o que gera muita dúvida. Estaremos com uma equipe preparada e capacitada para acolher estes alunos e colaboradores e dar os devidos encaminhamentos em casos suspeitos”, explica a reitora.

Colégio Unesc também suspende atividades

Assim como a universidade, o Colégio Unesc também suspende as atividades a partir desta terça-feira (17/3).

A Unesc informa que segue monitorando a situação da pandemia por meio de sua Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção e que atualizará a comunidade acadêmica com informações diárias a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários. A reitoria informa ainda que, a qualquer momento, a universidade poderá prestar novas orientações.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Tribunal de Justiça confirma decisão que determinou suspensão da atividade de lava jato em Criciúma

Uma empresa de lava jato foi condenada a fechar suas portas e ainda pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 5 mil

Coronavírus em SC: Portarias regulamentam medidas para retorno de aulas presenciais do ensino superior e cursos técnicos no estado

As aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio e educação de jovens e adultos (EJA) seguem suspensas até o dia 2 de agosto.