Segurança

Criciúma vai instalar 180 câmeras de vigilância nas unidades escolares

Reunião promovida pela Secretaria Municipal de Educação contou com a presença do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para debater ações para reforçar a segurança nas escolas

Foto: Divulgação

A criação de um Centro de Controle Operacional (CCO) na sede da Defesa Civil de Criciúma foi a principal medida anunciada durante reunião promovida pela Secretaria Municipal de Educação, que contou com a presença de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Criciúma, no Paço Municipal Marcos Rovaris. O CCO será responsável pelo monitoramento de câmeras que serão instaladas em mais de 180 unidades educacionais de Criciúma.

Participaram do encontro diretores de todas as escolas da rede municipal de ensino e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Científica, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. “Serão instaladas cerca de 800 câmeras, em todas as unidades educacionais de Criciúma, da rede municipal, estadual, particular, faculdades e universidade. O CCO será responsável pelo controle de todos os equipamentos, analisando as imagens 24h para ajudar a identificar qualquer tipo de sinistro que possa acontecer”, esclarece o coordenador do GGIM e diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O coordenador do GGIM ressalta, ainda, que será criada uma comissão para avaliar a estrutura física das escolas da rede municipal no que diz respeito à segurança. “A comissão vai verificar se, por exemplo, será necessário reforçar o portão de acesso, construir ou aumentar o muro, entre outras melhorias. Além disso será estudado a possibilidade de instalação do botão de pânico, em todas as unidades educacionais, bem como a elaboração de protocolos de segurança e capacitação”, ressalta.

Ação permanente e combate às fake news

Outra preocupação das autoridades e forças de segurança são as notícias falsas sobre possíveis ataques a unidades escolares divulgadas, principalmente, em redes sociais, após o ocorrido na última semana em uma creche, em Blumenau. “A propagação dessas fake news causam medo e preocupação. A Polícia Civil investiga para tentar identificar os autores desses boatos, mas, infelizmente, são muitos”, comenta o coordenador.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O CCO será permanente em Criciúma. “A segurança pública tem que ser, também, prioridade, e o GGIM trabalha para encontrar soluções que possam prevenir qualquer tipo de sinistro nas unidades escolares”, finaliza Gomes.

Notícias Relacionadas

Motorista embriagado provoca grave acidente e gêmeas de 15 anos morrem no bairro Quarta Linha, em Criciúma

Colisão aconteceu na Rodovia Luiz Rosso; uma adolescente morreu no local e a irmã durante o transporte. Condutor do Corolla foi contido por populares e preso.

Mineradoras são condenadas a pagar R$ 250 mil por poluição em comunidade de Urussanga

Decisão determina que R$ 220 mil sejam aplicados em projetos de recuperação ambiental e ações de saúde na comunidade Rio Carvão.

Polícia investiga morte de mulher encontrada com corte no pescoço em Jacinto Machado

Vítima tinha 70 anos; filho encontrou a residência revirada ao voltar do trabalho na manhã desta terça-feira.

Pitbull confinado e cadela desnutrida são resgatados por maus-tratos em Criciúma

Animais foram encontrados em condições precárias após denúncias; responsáveis não estavam na residência e Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.