Geral

Criciumenses receberão novo cartão do SUS

Trabalhadores das unidades de saúde que fazem cartão nacional serão capacitados

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) passará por uma padronização, atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde. O artigo projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendimento, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados passa a contar com normatização atualizada.

Segundo a secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá, os agentes de saúde vão passar nas casas pelas comunidades com o intuito de verificar se todos possuem cartão e se não há pessoas com cartões duplos. “O procedimento está sendo realizado por uma exigência do Governo Federal, já que muitas pessoas por todo Brasil possuem mais de um Cartão SUS. As pessoas que ainda não possuem seu cartão podem procurar as unidades de saúde que já receberão o novo cartão, que pode ser usado em todo país”, declarou Geovânia.

Para realizar o novo processo, o município recebeu 38 impressoras que serão instaladas nos 24 Horas da Boa Vista e Prospera, Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia e UBS Centro, além da Secretaria de Saúde. Todos os profissionais que realizam o cadastro do Cartão Nacional do SUS passarão por capacitação nas próximas semanas.

Conforme o coordenador do Cartão SUS, Claudenir Leôncio Alexandre, outros municípios serão atendidos somente em caso de urgência e emergência, sendo que o maior objetivo é garantir a prestação de serviços ao cidadão criciumense. “O objetivo do sistema é organizar e sistematizar dados, facilitando assim a comunicação entre os diversos serviços de saúde, gerando dados confiáveis e atualizados em qualquer ponto do país. Por esse motivo que há alguns dias o Ministério optou por realizar a higienização dos cartões, para cancelar aqueles que têm mais de um”, ressaltou o coordenador.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom PMC