Segurança

Crime ambiental é flagrado em Içara

Um crime ambiental foi flagrado na tarde de ontem na localidade de Espigão, em Içara. A denúncia, segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Eduardo Rocha de Souza, a denúncia chegou anteontem e na tarde de ontem, com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Maracajá foi constatado a devastação de pouco mais de dois hectares de mata nativa, o que equivale a cinco campos de futebol.

Segundo o soldado da PMA, Humberto Vicente, em informações repassadas ao Portal Cliatribuna, três homens estavam no local, mas somente um, que estava em posse de uma motosserra foi autuado por crime ambiental devido o flagrante de corte da vegetação nativa e uso da motosserra sem registro. Os outros dois estavam com uma foice cada. “Foi feito procedimento no local contra ele e um relatório será encaminhado à promotoria”, aponta o policial. De acordo com o militar, nenhuma denúncia havia chegado à corporação militar acerca do caso.

Multa de R$ 21 mil

O proprietário do terreno não estava no local e não foi identificado. “Vamos trabalhar hoje para encontrar o dono. Foi feito um levantamento e a área já foi demarcada com um GPS. Os três homens que estavam no local eram de Morro da Fumaça e pouco informaram o porquê de estarem ali”, comenta De Souza. O desmatamento pode estar relacionado a retirada de argila. A punição para os envolvidos é de multa de R$ 21 mil e de detenção até três anos.