Geral

Crise climática e reflexões atuais são tema de palestra da 9ª Semana Unibave do Meio Ambiente e Sustentabilidade

A programação, que aconteceu no Centro de Vivências, faz parte da 9ª Semana Unibave de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Foto: Unibave

Com a presença de acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou, nesta noite de terça-feira (04/06), a palestra “Meio Ambiente e Sustentabilidade: reflexões atuais”. A programação, que aconteceu no Centro de Vivências, faz parte da 9ª Semana Unibave de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a exposição foi feita pelo professor Ismael Dagostin Gomes.

Conforme Ismael, a palestra foi uma revisão sobre os conceitos que envolvem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando uma reflexão dos acadêmicos presentes. Diversos tópicos ambientais contemporâneos foram discutidos, como a poluição dos oceanos, cidades inteligentes (smart cities), mobilidade urbana, pandemias e, principalmente, a questão climática.

“Exploramos alguns temas ambientais atuais, como ocorrências globais e locais, destacando a importância de sua compreensão e abordagem adequada”, comentou o professor que ainda falou da agenda 2030 e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

Período da manhã

Na parte da manhã, os acadêmicos de Medicina Veterinária assistiram a uma palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos”, ministrada pelo empresário, Tecnólogo em gestão ambiental, especialista em economia e meio ambiente e pesquisador na área de ciências ambientais, Roberto Nascimento. O palestrante abordou a importância da correta gestão dos resíduos sólidos, destacando os impactos ambientais e as responsabilidades sociais envolvidas.

Práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia também foram destaque, desde a separação correta dos resíduos até a redução do consumo de materiais não recicláveis. Conforme destacou a professora Lucelena Zomer, com eventos como este, a Unibave reforça seu compromisso com a educação ambiental e a formação de profissionais conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais.

Exposição

No Centro de Vivências, foi montada a exposição “Atento ao tempo”, do artista Leandro Jung, ainda na segunda-feira e segue até quarta (hoje). Lenadro construiu as obras tendo como ponto de partida o Rio Palmeiras, em Orleans, terra natal do artista. Depois o Rio segue, se une a outros até chegar no oceano, em Laguna, cidade onde o artista reside atualmente. No descritivo do trabalho, o artista diz que “estar atento é perceber as mudanças do tempo”. Tendo essa premisa, ele construiu a sua obra.

Nesta quarta-feira, as turmas de 3º e 4º ano do Colégio Unibave, acompanhados das professoras Gisele Baggio e Andréia Cittadin, estiveram visitando a exposição no Centro de Vivências.

Intervenção

Nesta quarta-feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, também está prevista a Intervenção Ecovida: (Re) conexões homem-ambiente, que será realizada pelo curso de Psicologia, a partir das 18h50.

 

Notícias Relacionadas

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

O governador Jorginho Mello destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Colégio Satc promove espaço de orientação com projeto ‘Conexão Família’

Proposta envolve encontros com temáticas que impactam no desenvolvimento educacional dos alunos

ACIO promoverá capacitação sobre como solucionar conflitos, em Orleans

O treinamento será ministrado pela especialista Paola Oliveira, nos dias 24 e 25 de junho.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Orleans

Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta