Economia

Crise enfrentada por avicultores é tema de documentário

Equipe da TVAL percorre municípios da região ouvindo avicultores e lideranças

Uma equipe de reportagem da Assembleia Legislativa de Santa Catariana está visitando municípios da região Sul para gravar depoimentos de avicultores que nos últimos tempos enfrentam uma forte crise no setor.

O movimento é da Associação dos Avicultores do Sul Catarinense, que mobilizam autoridades e lideranças para que apoiem a iniciativa, que visa melhorar as condições enfrentadas pelos proprietários de aviários.

Com o apoio da Assembleia Legislativa, os membros da associação estão produzindo um material que fará parte de um documentário para ser apresentado em uma audiência pública para discutir o assunto em Nova Veneza, na quinta-feira, dia 26, às 17h.

Em Lauro Müller, a equipe da TVAL esteve nesta segunda-feira (16) e ouviu diversos avicultores e lideranças, entre eles, o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural de Lauro Müller – Coopermila, Alcimar de Brida. “A cooperativa fez grandes investimentos, colocando uma energia de qualidade para que esses aviários se instalassem em Lauro Müller. A situação é bastante preocupante. O baixo valor pago pelas empresas tem dificultado a vida dos agricultores, que em muitos casos estão sem condições para pagarem suas contas”, relatou De Brida, em entrevista concedida à repórter Aline Benedet, da Rádio Cruz de Malta de Lauro Müller.

Além de Lauro Müller, a equipe esteve nesta segunda em Treviso. Já nesta terça-feira (17), as gravações serão realizadas em municípios do Vale do Araranguá e em Treze de Maio.

“Com estas gravações estamos procurando mostrar a verdadeira realidade dos avicultores. E a verdade é uma só: a avicultura no Sul de Santa Catarina está insustentável, diante da remuneração recebida e das exigências impostas. É uma injustiça com as quase 800 famílias de avicultores que temos na região”, desabafou a integrante da associação e ex-prefeita de Treviso, Lucia Cemolin.