Economia

Crowdfunding é nova modalidade de compras na internet

Semelhante à vaquinha online, o crowdfunding é um sistema de compra coletiva que gera lucro para quem participa

Novo no Brasil e recém-chegado em Criciúma, o modelo de compras crowdfunding oportuniza eventos e auxilia no ganho de lucros.  Pelo menos, é o que promete um dos sócios do primeiro site deste tipo na cidade, Gustavo Freitas. “O crowdfunding é como um financiamento corporativo. Só que o nosso site, diferente dos outros, proporciona lucros, além do reembolso do investimento”.

Conforme matéria do Portal Satc, i processo é simples. O site lança um projeto, divulga os custos para viabilização deste evento, e coloca cotas (como se fossem ingressos) à venda por um prazo de tempo. Um mês, por exemplo. Quando todas as cotas forem vendidas e o valor atingido, o evento é confirmado. Se a venda de cotas for inferior à estipulada, o evento é desmarcado e o valor é reembolsado ao consumidor. A ideia é que o público auxilie a promover shows e demais atividades culturais.

Segundo Freitas, a vantagem de um negócio deste tipo é a segurança do retorno financeiro. “Já trabalhei com eventos e é algo que oferece muitos riscos. Queria uma forma de minimizar isto. Conheci o método na internet e adaptei para a região”, explica.

Oportunidade de investimento para empresas

Além das cotas “simples” que dá direito a um ingresso e a “top” que dá direito a dois ingressos e acesso ao camarim das bandas, o sistema ainda permite o investimento para empresas. As cotas deste segmento são especiais e divididas em “bronze”, “prata” ou “ouro”, permitindo o apoio e patrocínio no evento. A empresa que adquire a “ouro” dá nome ao evento.

As bandas, músicos e artistas que participam deste tipo de negócio também não têm o que perder. “As produtoras já estão acostumadas com isso. Por isso nos dão um prazo de até 30 dias para confirmar o evento”, comenta Freitas.

Primeiro evento do site movimenta Criciúma

O primeiro evento lançado pelo site, há 11 dias, é um festival de rock com as bandas Raimundos, Forfun, Deadfish e Aliados. O valor estipulado para o evento é de R$ 45 mil dividido em 500 cotas. Mais de 50% das cotas já foram vendidas, inclusive a “ouro”.

“Estamos muito satisfeitos e otimistas com os resultados. O próximo que queremos lançar é um teatro. A ideia é que a cada 30 ou 40 dias tenha evento novo no site”, aponta Freitas. Segundo ele, à medida que o projeto for obtendo resultados também haverá oportunidade do público interagir e dar ideias de atividades. “Queremos investir até mesmo em projetos sociais apresentados pelo público”, projeta.