Geral

Cuidador de Idosos é profissão promissora

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o envelhecimento da população brasileira, o cuidador de idoso tem se tornado um profissional cada vez mais procurado. Segundo o IBGE, em 2011 eram 23,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. “No Brasil os idosos ainda não possuem uma boa qualidade de vida e com o aumento da idade também aumentam os problemas relacionados à idade. Esta fatia da população certamente precisará de cuidadores com conhecimento para poder prestar um cuidado digno. Com isso aumenta a necessidade deste profissional no mercado de trabalho, sendo uma profissão promissora”, comenta a enfermeira e professora Neiva Junkes Hoepers.

A Unesc oferece o curso técnico em Cuidados de Idosos, gratuitamente pelo Pronatec, que tem como objetivo formar pessoas aptas a cuidar de idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, em domicílios, clínicas, hospitais geriátricos ou instituições de longa permanência. Com a capacitação, o técnico da área vai contribuir para a autonomia do idoso e para a melhoria de sua qualidade de vida.

Se interessou?

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Colégio Unesc ocorrem de 11 a 20 de agosto. As inscrições ocorrem pelo site do Sisutec (http://sisutec.mec.gov.br/). São centenas de vagas em quatro cursos diferentes: Cuidador de Idosos, Órteses e Próteses, Segurança no Trabalho e Tratamento para Dependentes Químicos.

Mais informações pelo telefone (48) 3431-2701 ou e-mail pronatec@unesc.net. Também é possível sanar as dúvidas se dirigindo até a sala 3 do Bloco P, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30

Quem pode participar?

Todos os interessados em fazer o curso precisam ter entre 16 e 59 anos e concluído o Ensino Médio. Não podem participar do programa as pessoas que já recebem algum incentivo educacional do Governo Federal, como o Prouni.

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc