Geral

Cultura, arte, história e tradição serão apresentadas aos turistas durante a Vindima Goethe 2019

As manifestações artísticas ocorrerão através do "Circuito das Artes". Oficinas e exposições irão enaltecer mosaico, cerâmica e desenhos com atividades nas vinícolas e na praça central.

Fotos: Divulgação

Uva e vinho são elementos da identidade local dos municípios inseridos no território IP Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina. Durante a Vindima Goethe, celebração da colheita que ocorrerá na cidade de Urussanga de 18 a 20 de janeiro, os turistas terão a oportunidade de vivenciar a cultura, arte, história e tradição desta região colonizada por imigrantes italianos no final do século XIX.

Na rua ao lado da Igreja Matriz, uma mostra contará a história e essência da antiga vinícola Vinhos Cadorin. A ação será feita Associazione Trevisani Nel Mondo – Sezione di Urussanga todos os dias do evento, das 9 às 19 horas. Em meio às tinas quase centenárias, o grupo receberá os turistas para uma imersão cultural.

Na praça central, história e tradição também serão enaltecidas com a feira de produtos coloniais na sexta-feira e no sábado, além de uma intervenção no domingo no espaço “La Fontana” com um bate-papo sobre o dialeto, e cantos e interação com entidades culturais.

As manifestações artísticas ocorrerão através do “Circuito das Artes”. Oficinas e exposições irão enaltecer mosaico, cerâmica e desenhos com atividades nas vinícolas e na praça central.

Oficinas iniciam na quarta-feira

Entrega de uva na Vinícola Cadorin (Ao lado da Igreja Matriz) no de 1942 em Urussanga. Foto: Acervo Família Cadorin

As oficinas ligadas à arte iniciam antes da abertura oficial do evento. No dia 16 de janeiro, às 19h30min, a vinícola De Noni acolherá a oficina gratuita “Passarinhada: construção de apitos em argila” com a artista plástica e ceramista Simone Milak, além de serviço de degustação de vinhos e produtos da colônia com cobrança no local. Já no dia 17, no mesmo horário, a vinícola Trevisol terá aula aberta e gratuita de biodanza com o facilitador didata Constantino Rodrigues de Freitas e exposição do fotógrafo Augusto Trevisol também com de serviço degustação de vinhos e produtos da colônia com cobrança no local.

No sábado, dia 19, na praça central, além da venda de peças artísticas, os artistas Simone Milak e Breno Stern conduzirão oficinas gratuitas de cerâmica e desenho, respectivamente. No mesmo dia, às 17h30min, acontecerá um final de tarde especial na vinícola Casa Del Nonno e a confecção de retratos com o artista plástico Breno Stern com valores a combinar no momento da ilustração.

No domingo, dia 20, às 10 horas, na Vigna Mazon, interessados poderão participar de uma oficina de mosaico artístico com as mosaicistas Manas Bonetti com todos os materiais inclusos no valor de R$ 50. Na oportunidade será feito o lançamento da 2ª edição do curso “Imersão musiva nos Vales da Uva Goethe”.

Colaboração: Eliana Maria Maccari – Jornalista

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.