Educação

Cultura das etnias desperta imaginação de estudantes

Turmas do 6º ano desenvolveram atividade nas aulas de Artes

Divulgação

Aspectos da cultura, das histórias e da culinária dos povos e etnias que contribuíram para colonizar a região de Criciúma foram o tema central de trabalho realizado nas aulas de Artes. As turmas do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Satc, capricharam para trazer um pouco desse rico universo.

A proposta foi realizada pela professora Giane Apolinário, dentro do projeto “Nossas etnias em Criciúma”. “Foi feita uma pesquisa e eles descobriram que o nosso povo tem uma grande miscigenação de raças, que vem desde os índios, portugueses, italianos, alemães, espanhóis, japoneses, negros e árabes, e muitos outros”, explicou a professora.

Conforme Giane, as crenças, os hábitos e as manifestações artísticas são parte do que chamamos de cultura. “As tradições e os costumes de um povo, de uma família ou de um país nos são passados desde que nascemos. Fazem parte dessa cultura os alimentos que escolhemos para comer, a forma como convivemos e mesmo a maneira como nos expressamos artisticamente”, afirma a professora.

As turmas tiveram um tempo para realizar a pesquisa, entender mais sobre a cultura de cada povo e depois apresentar um pouco para o restante dos colegas.

“O resultado do trabalho trouxe construções ricas, coloridas e criativas. Os alunos foram muito bem. A cultura modifica-se e evolui, por meio das ações coletivas e de contribuições individuais. Ela é fundamental para a adaptação do indivíduo ao meio social em que vive, influenciando as próprias relações com a comunidade, o processo de aprendizagem e de conhecimento sobre o mundo”, destacou Giane.

Notícias Relacionadas

Ex-prefeito de Criciúma é preso após perseguição policial

Márcio Burigo, posteriormente identificado, desobedeceu a ordem legal dos policiais e se evadiu por cerca de dois quilômetros

Filezão: diversos celulares são furtados durante o evento; organizador é notificado por conta da aglomeração

O evento reuniu milhares de pessoas.

Rayssa Leal e Lucas Rabelo são os campeões da etapa de Criciúma do STU National

Maranhense e cearense largam na frente no circuito brasileiro 2022, iniciando o ano como terminaram 2021: com título

Três mulheres ficam feridas em acidente no centro de Cocal do Sul

O acidente aconteceu na rua Edson Gaidzinski