Educação

Cultura Maker é tema de workshop do PEC Satc

Programa de Empreendedorismo Criativo visa facilitar a transformação de ideias inovadoras em negócios

Divulgação

Antenado às tendências do mundo 4.0, o Programa de Empreendedorismo Criativo (PEC) da Satc realizou mais uma capacitação para alunos da instituição. Com a participação do empreendedor, co-fundador e diretor da empresa Due Laser Máquinas, Luiz Carlos Pinagê, o programa promoveu um workshop sobre Cultura Maker, que foi aberto também ao público em geral.

A Cultura Maker é uma espécie de filosofia que defende o ‘Faça você mesmo’. A proposta desse pensamento, segundo Pinagê, é mostrar que qualquer pessoa pode colocar a mão na massa para tornar realidade suas ideias e tecnologias. “Saber sobre essa cultura faz o empreendedor se destacar não apenas no mercado de trabalho, mas também na vida como um todo. Você aprende a exercer valores sociais, como cooperação, trabalhar em equipe e encontrar soluções para problemas”, destaca.

Para colocar em prática a Cultura Maker, os participantes simularam a criação de uma startup no final do workshop. Os alunos foram divididos em grupos e foram responsáveis por cuidar de todo o processo de execução de uma nova empresa, fazendo a gestão, criando o produto e a marca.

Para a professora responsável pelo PEC, Pâmela Milak, as capacitações, que são desenvolvidas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), são uma forma de fomentar o empreendedorismo criativo, que é um dos pilares da Satc. “Buscamos estimular cada vez mais que nossos alunos sejam independentes e possam criar novas soluções através da tecnologia que oferecemos na instituição”, ressalta.

Ideias inovadoras podem se transformar em negócios no Cocreation

Empreendedores podem transformar ideias inovadoras em negócios com a ajuda do Cocreation Satc. A pré-incubadora está com edital aberto para alunos da nova turma, que inicia em 2022. As inscrições são abertas para alunos da Satc e comunidade em geral, e seguem até o final do mês de abril.

O Cocreation é um programa de cinco meses, que promove atividades, workshops e mentorias para validar as ideias e analisar as melhores formas transformá-las em negócios. Tudo de forma gratuita. Conforme Pâmela, a pré-incubadora faz toda uma análise de mercado, clientes, negócio e validação do problema. “Assim, poupamos tempo, dinheiro e investimentos, para fazer com que o negócio realmente comece a dar certo”, completa.

As inscrições para participar do Cocreation são realizadas através do site onde está disponível o edital com todas as regras.

Notícias Relacionadas

Caminhão cai em rio após ponte quebrar no interior de Orleans; veja vídeo

Acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 17, e as causas serão apuradas.

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.

Revista Legislativa

Projeto Gol do Brasil é lançado em Cocal do Sul

Lançamento ocorreu na última sexta-feira, dia 13.