Educação

“Cultura organizacional e inovação dependem do CPF que está por traz disso”, defende Guto Niche

Palestra abriu a programação organizada pela Pós-Graduação UniSatc

Divulgação

As pessoas precisam estar em movimento constante. Não andando, mas se movendo, aprendendo, se desafiando. Foi com essa linha que o professor doutor Augusto Niche, o Guto Niche, conversou com estudantes, professores e colaboradores da UniSatc. “A vida mecânica tira a criatividade, nos afasta da capacidade reflexiva, ao autoconhecimento”, ressaltou Niche.

Inquieto, apaixonado pelo aprender e compartilhar conhecimento, Guto Niche falou que a inovação está presente em cada pessoa. “Essa cultura organizacional de inovação, que vai impactar o CNPJ, depende muito do CPF que está por traz disso”, ponderou.

A palestra, que abriu as aulas especiais da Pós-Graduação do Centro Universitário Satc, ocorreu no auditório 5 da instituição, de maneira presencial, e também foi transmitida pelo canal da Satc no Youtube. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (25).

Doutor em educação, Guto Niche, é membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac/RS. Líder do Grupo de Educadores Google Canoas (Google for Education). Ele também atua como pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Bem-estar na Docência, vinculado ao PPGEDU da PUC/RS.

Quando se pensa e discute a questão da inovação, não é possível desconsiderar a cultura de um povo, afinal ela está interligada com a realidade. “As ferramentas metodológicas são válidas, mas cada um tem que estudar, ler, se revisitar e se ressignificar. Olhar para si mesmo e para o outro. O que mais vemos é o ‘sextou’, mas e o ‘segundou’ onde está?”, questionou.

O desafio de Guto Niche foi trazer inquietude para corações amornados. “Como é que você quer ser lembrado na história”, perguntou. Ele lembrou que cada um pode acordar no dia seguinte pela metade, ou nem acordar, por isso é necessário aproveitar as chances que surgem. Oportunidades diárias, no trabalho, no encontro com as pessoas, podem trazer a criatividade, despertar para a inovação e fazer com que cada um contribua para uma mudança.

Observando esses cenários constantes de transformação, a Pós-Graduação UniSatc está oferecendo dez novos cursos. “Nos sentimos honrados em poder contribuir com esse processo de mudança, formando e transformando pessoas”, ponderou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

A palestra com Guto Niche foi a primeira organizada pela Pós. Novas serão realizadas até setembro, quando iniciam os cursos.

 

Notícias Relacionadas

Criciúma contratou 14 atletas em 2024

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia