Geral

Da união, o debate de ideias e o fortalecimento dos gestores de RH

Grupo une profissionais da área em torno de temas comuns e na busca de conhecimento com reflexos diretos na relação com os colaboradores.

Foto: Divulgação / Comunicação Acic

Foi com a ideia de fortalecer o networking entre os profissionais de Recursos Humanos (RH) que surgiu, no início de 2018, o Grupo Temático de RH, uma parceria da Associação Empresarial de Criciúma – Acic com a Associação Brasileira de RH – Núcleo Criciúma, e que vem dando excelentes resultados por meio de discussões de temas importantes para a classe com encontros mensais.

“A Acic é um guarda-chuva que abriga vários eixos, um deles é a CRI. Quando a ideia do Grupo Temático de RH foi apresentada e imediatamente acolhida pela Acic, que tem justamente esse papel de fortalecimento da classe empresarial. Com a troca de ideias, os profissionais saem mais capacitados, renovados, e com energia para levar esse conhecimento para dentro de suas empresas”, apoia o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

“A Acic tem esse papel de abraçar as demandas que são da região, das empresas associadas, e o fortalecimento dos RHs, buscando melhorias, capacitações e o aprimoramento da própria área de RH na nossa região, foi uma necessidade constatada e imediatamente abraçada pela Acic”, reforça a coordenadora de cursos e eventos da Acic, Aline Mangili.

Como a união é a palavra-chave, Aline também sentiu a necessidade de buscar colaborações. Foi então que entraram em ação os profissionais da área Jarbas Cargnin Nunes e Ivanize Bez Batti Gonçalves que uniram forças ao projeto.

Ivanize é gestora de RH na Librelato. Para ela, a iniciativa agrega conhecimento e fortalece a própria empresa. “Esse networking, esse estudo, acaba contribuindo dentro das empresas com as práticas que são compartilhadas e o elo entre os gestores e colaboradores acaba se fortalecendo”, relata Ivanize.

Jarbas agregou a experiência que teve quando trabalhou em Joinville, no Norte do estado, ao projeto de Criciúma. “Cada empresa tem a sua realidade e quanto mais experiência se troca aumenta o número de ingredientes para se buscar as soluções”, pontua Jarbas, que atua como gerente de gestão da Construtora Fontana, de Criciúma.

Meritocracia e comunicação: os temas de 2018

O primeiro tema escolhido pelo Grupo Temático de RH foi a meritocracia. Após apresentações de cases e dúvidas debatidas e sanadas entre os participantes, uma viagem a Weg, de Jaraguá do Sul, encerrou o estudo abrindo caminho para o segundo assunto escolhido: a comunicação.

O encerramento de 2018 foi em novembro com a participação das profissionais de marketing Lúcia Búrigo e da jornalista Andressa Fabris, que compartilharam sua trajetória na área de comunicação.

Empresas saem fortalecidas

Taciana Fontanella, que também integra o grupo como representante da CRI, lembra que o relacionamento entre os profissionais melhorou com os encontros mensais. “Ter essa teia de relacionamento mais fortalecida é muito importante. Na medida que as pessoas se conhecem se sentem mais confortáveis para a troca de conhecimento”, ressalta.

Apoio da ABRH

A ABRH Núcleo Criciúma é parceira no Grupo Temático. “Esse modelo a ABRH mantém em todas as regionais no estado e no país, sempre discutindo os principais temas dentro do nosso hall de atuações”, conta o presidente da ABRH Criciúma, André Topanotti.

Para ele, essas discussões vêm ao encontro do fortalecimento da classe. “É importante pelo fato de que tem uma comunicação, tem a troca de informação. Geralmente são problemas comuns enfrentados por esses profissionais e a interação é bem-vinda”, defende o presidente da ABRH.

Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Semana termina com a garantia de revitalização da SC-390 ainda neste ano

Promessa do governador Moreira junto a empresários e lideranças de Orleans aconteceu nesta semana, em reunião plenária na ACIC.

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma