Geral

Daegu 2003: O Trágico Incêndio na Estação de Metrô

Foto – Divulgação

No dia 18 de fevereiro de 2003, um trágico incêndio aconteceu em um metrô na Coreia do Sul, considerado um dos incidentes mais dramáticos já registrados no país, levando em consideração o número de pessoas que vieram a óbito. Confira abaixo:

Dentro do trem 1079, um motorista de táxi desempregado chamado Kim Dae-Han incendiou o local ao mexer com um isqueiro próximo a uma caixa de leite contendo substâncias inflamáveis, que acabaram por explodir devido às chamas. O autor do crime conseguiu escapar com as costas e pernas em chamas, juntamente com outros passageiros. No entanto, o fogo se espalhou muito rápido devido à fácil propagação decorrente do alumínio, vinil e plástico, resultando na impossibilidade de todos os passageiros escaparem.

Ao ver o fogo tomando conta do trem, o operador saiu tirando a chave, mas não abriu as portas, pois achou que os passageiros já haviam escapado do local. Isso acabou contribuindo para as mortes. As equipes de resgate e bombeiros trabalharam por horas para controlar o incêndio e descobriram depois de um tempo que, dos seis vagões, quatro estavam com as portas fechadas.

Devido ao incêndio, muitas pessoas acabaram morrendo carbonizadas, tendo seus corpos desfigurados. Isso requereu a realização de exames de DNA para determinar a quantidade exata de mortos. Foi concluído que nesse incidente 192 pessoas perderam suas vidas, sendo a maioria estudantes e mulheres jovens.

Kim Dae-Han, que havia escapado para um hospital da região para tratar os ferimentos, foi preso 8 dias depois, em 26 de fevereiro. Ele foi condenado pelo tribunal pelos crimes de incêndio criminoso e homicídio, e sua sentença foi prisão perpétua. O operador do trem também foi levado para a prisão e acusado pelo crime de negligência, sendo expedida uma sentença de prisão de 5 anos.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Incêndio no metrô de Daegu. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Incêndio_no_metrô_de_Daegu Acesso em 18 fev. 2025

Notícias Relacionadas

PM apreende drogas e balanças de precisão em área de mata no bairro São Martinho, em Tubarão

Suspeito fugiu ao perceber aproximação da polícia e não foi localizado durante buscas.

Motorista bate contra mureta na BR-101, em Imbituba, e recusa teste do bafômetro

Acidente foi registrado na noite de domingo no bairro Alto Arroio; trânsito foi normalizado cerca de uma hora depois.

Lucas Evaristo brilha de novo, vira artilheiro isolado e comanda líder Caravaggio na Série B de SC

Meia de 25 anos marcou duas vezes na goleada por 8 a 0 sobre o Jaraguá, chegou a seis gols no campeonato e vive grande fase com a camisa do Azulão da Montanha.

Criciúma segue fora do G-6, mas rodada mostra Série B embolada e Tigre perto da ponta

Time está em 8º lugar, mas a 4 pontos da liderança e com folga da zona de rebaixamento.