Geral

De 12 a 15 de março, FIESC se instala no Sul de SC

O presidente Mario Cezar de Aguiar e os principais executivos da entidade terão encontros com lideranças empresariais e farão visitas a indústrias de Braço do Norte, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza.

Foto: Divulgação/FIESC

A diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) se instalará na região sul do estado de 12 a 15 de março. A programação prevê reuniões com lideranças empresariais, sindicais e visitas a indústrias e entidades em Braço do Norte, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza. Tubarão e Criciúma também receberão os eventos Diálogo Empresarial e o Workshop Desafios e Caminhos da Internacionalização.

“Em outubro do ano passado estivemos por uma semana no Oeste e agora estamos dando continuidade a essa agenda. As visitas às regiões são fundamentais para aproximar ainda mais a FIESC da indústria. Esse contato com as lideranças nos permite conhecer com mais profundidade os desafios e, assim, atuar com mais ênfase nas questões que afetam o setor”, afirma o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

Nos dias 12 e 13, a diretoria da FIESC estará em Tubarão e Braço do Norte. Estão programadas visitas à Aludim Alumínio, ACIT, Unisul, Kleiner, Inmes, SESI e SENAI, além de encontros com prefeitos.

Ainda em Tubarão será apresentada proposta de agenda de desenvolvimento do Litoral Sul, com base em sete fatores estruturantes: internacionalização, capital humano, infraestrutura, investimentos e políticas públicas, saúde e segurança, inovação e empreendedorismo e mercado.

Nos dias 13, 14 e 15 a agenda será em Criciúma e Nova Veneza,com visitas à Anjo Tintas, Plasson, Damyller, ACIC, Unesc, Bairro da Juventude, SATC, prefeitura de Criciúma, AMREC, SESI, SENAI, além de encontros com representantes de sindicatos industriais e participação no Seminário Felicidade, Propósito e Carreira, promovido pelo SIMEC.

“A vinda do nosso presidente é muito importante, neste momento, aqui no Sul de Santa Catarina. Além de fazer contato com empresários e líderes de sindicatos patronais, vamos realizar visitas em algumas empresas e entidades de ensino. Esses três dias aqui em Criciúma é um trabalho que valoriza a nossa região. Ficamos felizes em ser a segunda região do Estado a ser contemplada”, pontua o vice-presidente Regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

Programa de Internacionalização: A FIESC lançou em dezembro o Programa de Internacionalização da Indústria de SC, que será apresentado em Tubarão e Criciúma. A iniciativa tem o objetivo de tornar as empresas mais competitivas e prepará-las para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior.

Por meio do programa, a FIESC mapeou 60 iniciativas, programas e serviços nacionais e catarinenses, dos quais boa parte são gratuitos, e estão disponíveis às empresas que desejam melhorar o desempenho nessa área.

A agenda

No dia 12, das 14h às 16h, no SESI em Tubarão, e no dia 14,das 8h às 10h, no SENAI em Criciúma, a FIESC realiza o Diálogo Empresarial, encontros em que serão discutidas com líderes industriais os principais desafios enfrentados pelas empresas para se internacionalizar e as possíveis estratégias para superá-los.

Nos eventos, que serão mediados pela presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade, Maria Teresa Bustamante, as indústrias participantes poderão avaliar o grau de maturidade de internacionalização em que a companhia se encontra.A partir deste diagnóstico será possível estabelecer um plano de ação para apoiar a implementação de estratégias na área.

No dia 13, das 8h às 11h, no SESI em Tubarão, e no dia 14, das 14h às 17h, no SENAI Criciúma, a Federação promove o Workshop Desafios e Caminhos da Internacionalização, iniciativas que vão reunir diretores de indústrias e profissionais que atuam no comércio exterior.

Neste evento, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes vão conhecer os caminhos, os desafios e as oportunidades para a internacionalização. Ainda no encontro, será realizada oficina para avaliar o grau de maturidade das empresas em relação ao comércio exterior.

As empresas interessadas em ingressar no comércio internacional ou em ampliar as operações e mercados podem procurar a FIESC, que oferece uma série de iniciativas. Saiba mais pelo telefone 48 3231-4656.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

 

Notícias Relacionadas

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Comitiva da Fiesc visita a empresa Librelato

Inscrições abertas para a segunda edição da Corrida do Bem, em Criciúma

Desafio ocorrerá no dia 20 de agosto e boa parte da renda será revertida para Casa Guido.

Treinamento em Orleans vai ensinar como vender pela internet

A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Orleans - ACIO e acontece nos dias 26 e 27 de março. As vagas são limitadas.