Geral

De 12 a 15 de março, FIESC se instala no Sul de SC

O presidente Mario Cezar de Aguiar e os principais executivos da entidade terão encontros com lideranças empresariais e farão visitas a indústrias de Braço do Norte, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza.

Foto: Divulgação/FIESC

A diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) se instalará na região sul do estado de 12 a 15 de março. A programação prevê reuniões com lideranças empresariais, sindicais e visitas a indústrias e entidades em Braço do Norte, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza. Tubarão e Criciúma também receberão os eventos Diálogo Empresarial e o Workshop Desafios e Caminhos da Internacionalização.

“Em outubro do ano passado estivemos por uma semana no Oeste e agora estamos dando continuidade a essa agenda. As visitas às regiões são fundamentais para aproximar ainda mais a FIESC da indústria. Esse contato com as lideranças nos permite conhecer com mais profundidade os desafios e, assim, atuar com mais ênfase nas questões que afetam o setor”, afirma o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar.

Nos dias 12 e 13, a diretoria da FIESC estará em Tubarão e Braço do Norte. Estão programadas visitas à Aludim Alumínio, ACIT, Unisul, Kleiner, Inmes, SESI e SENAI, além de encontros com prefeitos.

Ainda em Tubarão será apresentada proposta de agenda de desenvolvimento do Litoral Sul, com base em sete fatores estruturantes: internacionalização, capital humano, infraestrutura, investimentos e políticas públicas, saúde e segurança, inovação e empreendedorismo e mercado.

Nos dias 13, 14 e 15 a agenda será em Criciúma e Nova Veneza,com visitas à Anjo Tintas, Plasson, Damyller, ACIC, Unesc, Bairro da Juventude, SATC, prefeitura de Criciúma, AMREC, SESI, SENAI, além de encontros com representantes de sindicatos industriais e participação no Seminário Felicidade, Propósito e Carreira, promovido pelo SIMEC.

“A vinda do nosso presidente é muito importante, neste momento, aqui no Sul de Santa Catarina. Além de fazer contato com empresários e líderes de sindicatos patronais, vamos realizar visitas em algumas empresas e entidades de ensino. Esses três dias aqui em Criciúma é um trabalho que valoriza a nossa região. Ficamos felizes em ser a segunda região do Estado a ser contemplada”, pontua o vice-presidente Regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

Programa de Internacionalização: A FIESC lançou em dezembro o Programa de Internacionalização da Indústria de SC, que será apresentado em Tubarão e Criciúma. A iniciativa tem o objetivo de tornar as empresas mais competitivas e prepará-las para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior.

Por meio do programa, a FIESC mapeou 60 iniciativas, programas e serviços nacionais e catarinenses, dos quais boa parte são gratuitos, e estão disponíveis às empresas que desejam melhorar o desempenho nessa área.

A agenda

No dia 12, das 14h às 16h, no SESI em Tubarão, e no dia 14,das 8h às 10h, no SENAI em Criciúma, a FIESC realiza o Diálogo Empresarial, encontros em que serão discutidas com líderes industriais os principais desafios enfrentados pelas empresas para se internacionalizar e as possíveis estratégias para superá-los.

Nos eventos, que serão mediados pela presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade, Maria Teresa Bustamante, as indústrias participantes poderão avaliar o grau de maturidade de internacionalização em que a companhia se encontra.A partir deste diagnóstico será possível estabelecer um plano de ação para apoiar a implementação de estratégias na área.

No dia 13, das 8h às 11h, no SESI em Tubarão, e no dia 14, das 14h às 17h, no SENAI Criciúma, a Federação promove o Workshop Desafios e Caminhos da Internacionalização, iniciativas que vão reunir diretores de indústrias e profissionais que atuam no comércio exterior.

Neste evento, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes vão conhecer os caminhos, os desafios e as oportunidades para a internacionalização. Ainda no encontro, será realizada oficina para avaliar o grau de maturidade das empresas em relação ao comércio exterior.

As empresas interessadas em ingressar no comércio internacional ou em ampliar as operações e mercados podem procurar a FIESC, que oferece uma série de iniciativas. Saiba mais pelo telefone 48 3231-4656.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

 

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Saldo positivo na abertura de empresas demonstra confiança empresarial na retomada econômica

Desde o início do ano, até 13 de maio, o estado conta com um saldo de 35.144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31.955 constituições.

Decretada preventiva de motociclista embriagado que atentou contra policiais em Armazém

Uma simples abordagem de trânsito terminou em grande confusão com direito a perseguição, tiros de bala de borracha e a investida de um motociclista embriagado contra os policiais militares.