Geral

De geada a calorão ‘desértico’: Santa Catarina terá dias de extremos por conta da frente fria

Está quinta-feira é marcada pelo calorão por conta da forte influência de uma massa de ar seco; condição antecede a passagem de uma frente fria pelo Estado

Foto: Reprodução/ICOM DWD/ND

A manhã desta quinta-feira (28) é de tempo firme e ensolarado em todas as regiões do Estado por conta da atuação de uma massa de ar seco. Conforme a Defesa Civil, o calorão volta a tomar conta com as máximas voltando a superar a casa dos 30°C, podendo atingir até 35°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul.

Diferente do que foi observado nesta quarta-feira (27), quando as temperaturas mínimas na Serra catarinense proporcionaram a ocorrência de geada em São Joaquim, esta quinta-feira terá uma condição de temperatura bem diferente.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Calorão marca presença nesta quinta-feira

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, esta quinta-feira será marcada por temperaturas mais elevadas com relação ao dia anterior.

Conforme o meteorologista, essa massa de ar seco pode causar também mormaço e sensação de abafamento em todas as regiões de Santa Catarina.

Ainda, o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado aponta a possibilidade de haver maior nebulosidade nas áreas litorâneas por conta do transporte de umidade do oceano para o continente.

Essa condição pode ser observada com maior intensidade nos extremos do dia, conforme a pasta.

As temperaturas mínimas marcam entre 9°C e 16°C entre os Planaltos e variam entre 14°C e 21°C nas demais regiões.

As máximas voltam a superar a casa dos 30°C em todas as regiões, variando entre 32°C e 35°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul catarinense.

Frente fria avança para Santa Catarina na sexta-feira

Segundo a Defesa Civil, a manhã desta sexta-feira (29) será marcada pela presença de sol e variação de nuvens em todas as regiões catarinenses.

Essa condição, conforme a pasta, está ligada à passagem de uma frente fria sobre Santa Catarina que traz condições adversas no tempo.

Além disso, à passagem da frente fria deverá causar uma mudança na condição do tempo no Estado.

O sistema deve provocar chuva e temporais em todas as regiões, dando início entre o final da manhã e início da tarde, se estendendo para as regiões Litorâneas e Norte de Santa Catarina entre a tarde e noite.

Os temporais, segundo a Defesa Civil, trazem risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, assim como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

As temperaturas mínimas variam entre 19°C e 25°C no Oeste, Meio-Oeste e no Litoral, marcando entre 13°C e 18°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 22°C e 27°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e marcam entre 27 e 37°C pelo Estado.

Ainda, as maiores temperaturas são esperadas para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte nesta sexta-feira.

Tempo no sábado ainda sofre influência da atuação da frente fria

O sábado (30) ainda terá a influência da frente fria em áreas de divisa como Paraná e no Litoral e proximidades. Essa condição mantém a possibilidade de chuva, em especial nas primeiras horas do dia.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 16°C entre os Planaltos e marcam entre 16°C e 21°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 18 e 25°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e variam entre 25 e 32°C no restante do Estado.

Tempo firma na virada do ano?

No domingo (31) e na virada do ano, o tempo ainda segue firme, mas com variação de nebulosidade em todo o Estado.

Nas áreas Litorâneas e proximidades, com a intensificação da circulação marítima, podem ocorrer períodos de chuva fraca/garoa a qualquer hora do dia, principalmente ao longo da segunda-feira (1º).

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Árvores amanhecem congeladas nesta quinta-feira após geada na Serra catarinense; FOTOS

Registro foi feito em São Joaquim, onde as temperaturas chegaram a -5,1ºC. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros registraram -7ºC.

Semana começa com frio e tempo instável em SC

Segunda-feira amanheceu com temperaturas entre 4 e 16ºC no estado.