Entretenimento

De Orleans, raça nobre de ovelha e Associação de Piscicultores marcam presença na AgroPonte

A Associação de Piscicultores de Orleans – APO participa da AgroPonte desde sua primeira edição e não abre mão de mostrar seu trabalho no encontro considerado de extrema importância para o agronegócio de toda a região. Conforme o presidente da Associação, Jorge Manoel Cachoeira, mais do que nunca, a intenção é incentivar outros colegas a investir na piscicultura, setor com demanda em crescimento.

De acordo com Cachoeira, atualmente o grupo é formado por 19 associados que fornecem ao mercado aproximadamente 600 toneladas de peixe por ano, número que poderia ser ainda maior caso mais agricultores tivessem interesse em investir no ramo. "Hoje temos falta de tilápia à venda na região, por exemplo. Queremos mostrar que esse ramo é recompensador e que ele não exige dedicação integral, ou seja, é possível conciliar com outras atividades e tirar bom proveito disso", comentou.

Raça especial de ovelhas, de Orleans, é atração

Em meio aos corredores repletos de novidades em equipamentos, delícias trazidas pelas cooperativas e tantos outros serviços oferecidos, uma espécie de animal está especialmente chamando a atenção no evento: as ovelhas. Isso porque representantes da Cabanha El Milongueiro, de Orleans, aproveitam o tempo "desfilando" com elas pela feira.

Esse é o primeiro ano que o grupo traz representantes para a AgroPonte, tendo como intenção principal a divulgação da raça nobre Poll Dorset, já que a família orleanense é a única que a cria em Santa Catarina. Conforme a acadêmica do curso de Medicina Veterinária e integrande da família responsável pela Cabanha El Milongueiro, Jhulie Any Souza, 11 animais estão em exposição no pavilhão e estão à venda. "As pessoas estão se mostrando muito interessadas na raça, pois ela oferece um ótimo retorno. Nossas ovelhas são diferentes, pois, além de serem criadas pela carne, elas possuem lã e crescem muito rápido", explicou.

Expositores da região conseguem tirar bom proveito

Quem anda pelos corredores da sexta edição da Feira AgroPonte pode atentar para a presença de representantes das mais variadas cidades da região, com empresas e cooperativas. Aproveitando a oportunidade de apresentar seus produtos, dezenas de pessoas se deslocam todos os dias para Criciúma e fazem do Pavilhão José Ijair Conti um celeiro de bons negócios.

É o caso das representantes da Associação dos Agricultores de Sangão – Agrisan. Participando pela primeira vez da feira em Criciúma, Gislene Boaventura e Nilziane Ricardo Rodrigues da Silva estão surpresas com a curiosidade e o interesse do público em seus produtos, que variam de aipim congelado, caldo de aipim até biscoitos e pães.

Conforme Gislene, além de poder mostrar o que as famílias de Sangão produzem, a feira está sendo um momento importante para troca de ideias entre os "vizinhos" de estande. "Estamos todos muito próximos e, sempre que dá um tempinho, conversamos com as outras pessoas trocando experiência. Essa bagagem faz a diferença", comentou.

Para trazer um caldo de aipim e quitutes novinhos todos os dias para o evento, as duas precisam acordar por volta das 4h para dar conta do trabalho. De acordo com Nilziane, o esforço é necessário para que os clientes recebam o que de melhor a associação pode oferecer. "É cansativo, pois, depois de preparar tudo, ainda precisamos cuidar da nossa própria casa e vir para encarar um dia todo aqui. Mesmo assim, está valendo muito a pena o esforço", disse.

Entre os itens que mais causam curiosidade entre os visitantes está o produto chamado de "Mané Pança". Conforme as associadas, o quitute é muito comum em sua cidade, porém está causando surpresa. "As pessoas estranham o nome e não entendem o que é. Para nós é comum e se trata de uma espécie de bolo feito de amendoim cru. Vendemos em fatias e inteiro", declarou.

Produtos de Grão Pará ganham a região

Fugindo dos tradicionais biscoitos caseiros, uma empresa de Grão Pará vende na AgroPonte bolachas artesanais com temas infantis. Super-Heróis, Peppa Pig e Minions, personagens em alta entre a criançada, estão entre os desenhos feitos nas bolachas feitas pela jovem Irys Schilikmann. Essa é a segunda vez que ela vem a Criciúma junto dos conterrâneos de Grão Pará e, para ela, o investimento é muito válido. "Além de vendermos bem durante os dias de evento, é a partir desse contato que conseguimos encomendas posteriormente. Nosso forte é fazer lembrancinhas para festas e, ao conhecer o produto dentro da feira, o contato para contratar nosso serviço depois acaba acontecendo", explicou.

Governador participa de programação hoje

Cerca de 500 empreendedores da região Sul, todos apoiados pelo Programa SC Rural, estão reunidos hoje no segundo Encontro de Empreendedores do SC Rural, no Pavilhão Jose Ijair Conti, para troca de experiências e palestras sobre tendências e serviços que agregam valor aos produtos da agricultura familiar. O evento tem palestras do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, e do governador Raimundo Colombo, além da presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

O Sul do estado se destaca dentro do Programa SC Rural por ter o maior número de projetos apoiados pelo programa. São 50 projetos estruturantes implantados ou em execução em 37 municípios da região, além de 20 cooperativas apoiadas pelo programa e 274 melhorias de sistemas de produção. Nos últimos cinco anos, o volume de investimentos do SC Rural no Sul chega a R$ 25,5 milhões e são mais de 2,4 mil famílias beneficiadas.

Conheça mais:

Os interessados em conhecer de perto as novidades e os produtos apresentados na AgroPonte 2016 podem conferir todos os detalhes hoje das 14h às 22h, amanhã das 10h às 22h e no domingo das 10h às 18h, no Pavilhão José Ijar Conti. A entrada para o evento custa R$ 5.

Com informações de Mayara Cardoso / Clicatribuna 

  • c277542d87d7b284f3c43c438c427000
  • 1a211549e22bf21015cffbeaec2f1a3e
  • 34d822b39eef8d7423e23bef8345f43f
  • cab36966e43a1cf2b129eef335f20479
  • debb34ef97da8c8392870416adeac74f
  • d5063395164173efb77e177b809ade10
  • 50fd95153a3e87d5279baca35f926ea9
  • a2627e3c09e54fd4503ee3be751cf94a