Segurança

Deap recebe coletes à prova de bala e scanners para revistas nas unidades

Aparelhos, parecidos com os de raio x, serão instalados no Presídio Santa Augusta e na penitenciária Sul

O Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, recebeu da Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC) na tarde desta segunda-feira (17/12), às 16h, a doação de 210 coletes à prova de bala para agentes penitenciários e quatro aparelhos de scanners móveis para serem utilizados em revistas nas unidades prisionais de Santa Catarina.

Os scanners irão para a penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, presídio de Joinville, no Norte, presídio Santa Augusta, em Criciúma, e penitenciária Sul, no Sul do estado. Os aparelhos de scanners, aos de raio-x instalados em aeroportos, podem identificar objetos em bolsas e sacolas que entram em presídios e unidades penitenciárias.

“Os equipamentos vão ajudar a manter a segurança em nas unidades de Santa Catarina . Fico muito orgulhosa desta parceria”, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania”, Ada De Luca.

Os mais de 200 coletes serão utilizados de acordo com a função e com a necessidade dos agentes penitenciários como as ações de intervenções táticas, a escolta de presos ou a vigilância em muralhas. “O Deap e a PRF/SC vêm desenvolvendo inúmeras operações conjuntas, É muito positivo para o Estado e para a sociedade catarinense”, afirma o diretor do Deap, Leandro Antônio Soares Lima.

Além da secretária, Ada De Luca, e do diretor do Deap, Leandro Lima, participaram da solenidade, realizada no próprio Deap, o superintendente da PRF/SC, inspetor Silvinei Vasques.

[soliloquy id=”16596″]