Clima

Decretada situação de emergência em Içara

Após levantamento prévio e com o acompanhamento do Coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei Silveira, o prefeito em exercício de Içara, Sandro Giassi Serafin, decretou situação de emergência no município em razão das fortes chuvas nesta segunda-feira (11). Decreto nº 066/2015.

O sinistro diagnosticado como ‘enxurrada’ causou danos em estradas, pontes, residências, estabelecimentos comerciais, e empresas, desalojou famílias, além de todo o transtorno de mobilidade causado por horas nas vias de acesso à cidade e nos bairros.

A primeira avaliação detectou que mais de 23 mil pessoas foram afetadas direta e indiretamente pela enxurrada que trouxe um volume de 164 mm de chuva em 6h, quantidade prevista pelos especialistas para todo o mês de maio.

“Emergencialmente solicitamos à defesa civil regional kits de limpeza e cestas de alimento, ou seja, kits de prestação de assistência humanitária que atenderão, em caráter de urgência, as famílias atingidas. Agora vamos apurar os danos com um detalhamento maior, mas é certo que a situação na cidade é bastante preocupante. Temos 37 pontos de alagamento no município, mas já identificamos que mais do que isso foi afetado”, avaliou o prefeito em exercício Sandro Giassi Serafin, que acompanha as equipes de atendimento nos bairros da cidade. Foram solicitados 150 kits.

O coordenador municipal de defesa civil, Seloney Carvalho, ressalta que a decisão tomada vai permitir ao governo dar celeridade administrativa no que diz respeito aos encaminhamentos para a solução das situações avaliadas, “que são críticas”.

“Os danos e prejuízos apresentados até o momento, devido à enxurrada, foram intensos e a decretação vai auxiliar o prefeito na melhor gestão do atendimento à população atingida”, declarou o coordenador regional, Rosinei Silveira.

Entre as equipes envolvidas no atendimento à população içarense, desde a tarde de ontem, estão as secretárias municipais, defesa civil municipal e regional, voluntários da defesa civil, Cooperativa Aliança, Casan e corpo de bombeiros.

A avaliação concluída dos prejuízos será apresentada na quinta-feira.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

[soliloquy id=”124784″]