Geral

Decreto autoriza distribuição gratuita de absorventes à estudantes de SC

A iniciativa, que está vinculada ao programa Gente Catarina, tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas.

Divulgação

Após a assinatura do governador Carlos Moisés, será publicado nesta quinta-feira, 7, o decreto que autoriza o início da distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes da rede estadual. A iniciativa, que está vinculada ao programa Gente Catarina, tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas. A estimativa inicial é beneficiar cerca de 60 mil alunas catarinenses com essa ação.

“Este é um ato significativo e muito importante. O combate à pobreza menstrual ganha ainda mais relevância no contexto da escola, de jovens que deixam de comparecer às aulas em determinados momentos e podem ser privadas de oportunidades. Temos a missão de melhorar a vida das pessoas e esta é mais uma ação com este objetivo”, afirma o governador Carlos Moisés.

A distribuição dos produtos será destinada a estudantes da rede estadual de ensino com 10 anos ou mais cujas famílias estiverem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O objetivo é atender as alunas em situação de vulnerabilidade e que, por estarem em ciclo menstrual, poderiam deixar de frequentar a escola neste período.

Para a diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Maria Tereza Hermes Cobra, a distribuição é uma medida efetiva no combate à evasão escolar. “Serão contempladas as meninas que historicamente se afastavam da escola, em razão do seu contexto socioeconômico. É um mecanismo que contribui para a equidade social e educacional. O combate à pobreza menstrual dignifica e inclui”, finaliza.

Entrega de 700 mil pacotes nos próximos dias

O Governo do Estado já adquiriu 700 mil pacotes com absorventes que serão entregues às escolas em lotes a partir deste mês. A entrega dos produtos será organizada pelo coordenador do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências (Nepre) de cada escola da rede estadual.

Cada estudante receberá na escola dois pacotes com oito absorventes todos os meses durante o ano letivo, considerando os critérios definidos no decreto.

Programa Gente Catarina

Em 2021, o Governo do Estado lançou o programa Gente Catarina, projeto que prevê ações desenvolvidas em conjunto pelos órgãos da administração estadual com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios catarinenses.

Integrada ao programa, a distribuição gratuita de absorventes será realizada para evitar que estudantes deixem de ir à escola durante o ciclo menstrual, combatendo a evasão escolar e garantindo a saúde e a dignidade das beneficiadas.

Com informações do Governo de Santa Catarina

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.