Geral

Defesa Civil alerta para chuva forte raios granizo rajadas de vento e ressaca em SC

Vento forte e mar com ressaca devem atingir litoral entre sexta e sábado.

Daniela Walzburiech/G1

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para chuva forte em curto espaço de tempo, raios, granizo e rajadas de vento do Oeste à Serra até o final da noite desta quarta-feira (22). Para sexta (24) e sábado (25), a Epagri/Ciram prevê vento forte e mar com ressaca no litoral, especialmente nas regiões Sul e Grande Florianópolis, por causa da intensificação de um ciclone extratropical na costa do estado e do Rio Grande do Sul.

Segundo a Epagri/Ciram, os fenômenos desta quarta ocorrem por causa da passagem de uma frente fria pelo estado. A região Oeste tem mais risco de ter um acumulado de chuva maior.

Na sexta e no sábado, as rajadas fortes de vento Sul podem chegar a 90 km/h, segundo a Epagri/Ciram. O mar deve ficar agitado, com picos de onda de até 4 metros. A navegação de pequenas e médias embarcações não é recomendada.

Recomendações

Em caso de ventos fortes, a Defesa Civil orienta que a população se proteja em local distante de janelas. Se estiver ao ar livre, a pessoa deve ficar longe de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados.

Já em caso de tempestades, a Defesa Civil recomenda que a população se proteja em local abrigado, longe de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados. Caso a pessoa não encontre abrigo, deve agachar-se com os pés juntos, com a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas.

Em casa, devem ser desligados os aparelhos eletrônicos, evitar o uso de telefone e ficar longe de janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor local para se proteger. Se estiver na praia, a pessoa não deve ficar no mar.

Caso haja alagamentos, é preciso evitar o contato com a água e não dirigir em locais atingidos. Nas enxurradas, deve-se ficar longe de margens de rios e ribeirões e atento a possíveis deslizamentos.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.