Geral

Defesa Civil alerta para ciclone em SC: meteorologista fala sobre o que esperar

O ciclone, com características subtropicais, se desloca do Sudeste do Brasil em direção à região Sul

Foto: Montagem/Freepik/Nasa/Divulgação/ND

Um ciclone que se move em alto mar deve chegar a Santa Catarina nos próximos dias. Apesar disso, conforme o meteorologista Piter Scheuer, não deverá influenciar na condição do tempo.

Segundo ele, o fenômeno não vem acompanhado de frente fria e se aproxima de maneira “discreta”. Esse sistema se forma por conta da água do oceano aquecida somada ao ar quente em níveis médios da atmosfera e ar mais gelado no topo.

Este sábado, dia 17, iniciou com tempo nublado em Santa Catarina. Contudo, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o retorno de temperaturas mais elevadas podem provocar temporais isolados em todas as regiões.

Além disso, a Defesa Civil ressalta que há possibilidade de chuvas com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, podendo superar os 30°C entre o Extremo-Oeste, Oeste e no Norte do Estado. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 25°C e 28°C.

Ciclone se move em alto mar ao longo do domingo

Conforme a Defesa Civil do Estado, no domingo, 18, um ciclone com características a princípios subtropicais se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil, em direção ao Sul. O meteorologista Piter Scheuer ressalta que, além da trazer pouca influência na condição do tempo, o fenômeno também não deve trazer rajadas de vento significativas para Santa Catarina.

O especialista ainda informa que o monitoramento do fenômeno ainda segue sendo feito, contudo, a projeção é de pouca influência e impacto para o Estado. Já a Defesa Civil informa que a atuação deste fenômeno traz maior aporte de umidade do Oceano para o Continente e, com isso, o tempo ficará nublado ao longo do dia na porção Leste de Santa Catarina.

Já entre a tarde e a noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados, principalmente nas áreas litorâneas. As temperaturas máximas ficam na casa dos 30°C no Grande Oeste e Norte catarinense. Entre a Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Sul, variam entre 24°C e 28°C.

Com informações do site ND+

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

 

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.