A instabilidade climática em Santa Catarina traz risco de tempestades, queda de granizo e rajadas de vento fortes na virada de 2024 para 2025
O ano de 2025 começa com tempo instável em Santa Catarina. A Defesa Civil alertou nesta terça-feira (31) que o estado deve enfrentar “eventos climáticos severos” nos próximos dias, com risco de temporais acompanhados de raios e queda de granizo.
A expectativa é de que a instabilidade no último dia de 2024 se mantenha até os primeiros dias de janeiro, quando a chegada de uma frente fria aumenta a possibilidade de tempestades.
O Grande Oeste deve registrar calor intenso e máximas que podem alcançar de 30°C a 34°C. O sol predomina pela manhã, mas as tardes e noites terão pancadas de chuva e temporais isolados, com risco de granizo e rajadas de vento.
Os temporais também são esperados entre o Planalto e o Litoral, onde o sol aparece entre períodos de muitas nuvens. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais, destelhamento, queda de galhos e árvores.
As temperaturas variam entre 26°C e 30°C e as regiões podem enfrentar raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com destaque para Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Litoral Norte.
Frente fria eleva risco de eventos climáticos severos em SC; confira recomendações
A instabilidade se agrava em Santa Catarina na quinta-feira (2). Segundo a Defesa Civil, uma frente fria se aproxima e amplia as condições para temporais em todo o estado. As temperaturas devem cair e trazer um alívio para o calor intenso.
A frente fria começa a se afastar na sexta-feira (3), no entanto, o risco de pancadas de chuva e temporais isolados se mantém, sobretudo nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
A Defesa Civil recomendou que a população se prepare para eventos climáticos severos, como tempestades, granizo e ventos fortes. Confira as orientações:
- Durante os temporais, busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- Fique longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados;
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes;
- Evite locais abertos, como praças e campos de futebol, durante tempestades;
- Garanta que objetos soltos nos quintais e varandas estejam protegidos;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
- Nas estradas, redobre a atenção em caso de chuva forte e visibilidade reduzida;
- Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados.
Os eventos climáticos severos podem afetar os planos de fim de ano de moradores e turistas, por isso, é importante ficar atento aos avisos da Defesa Civil, em especial no Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Litoral.
Com informações do ND+