Geral

Defesa Civil alerta para ‘eventos climáticos severos’ em SC nos próximos dias; veja cuidados

A instabilidade climática em Santa Catarina traz risco de tempestades, queda de granizo e rajadas de vento fortes na virada de 2024 para 2025

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOMtempo

O ano de 2025 começa com tempo instável em Santa Catarina. A Defesa Civil alertou nesta terça-feira (31) que o estado deve enfrentar “eventos climáticos severos” nos próximos dias, com risco de temporais acompanhados de raios e queda de granizo.

A expectativa é de que a instabilidade no último dia de 2024 se mantenha até os primeiros dias de janeiro, quando a chegada de uma frente fria aumenta a possibilidade de tempestades.

O Grande Oeste deve registrar calor intenso e máximas que podem alcançar de 30°C a 34°C. O sol predomina pela manhã, mas as tardes e noites terão pancadas de chuva e temporais isolados, com risco de granizo e rajadas de vento.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Os temporais também são esperados entre o Planalto e o Litoral, onde o sol aparece entre períodos de muitas nuvens. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais, destelhamento, queda de galhos e árvores.

As temperaturas variam entre 26°C e 30°C e as regiões podem enfrentar raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com destaque para Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Litoral Norte.

Frente fria eleva risco de eventos climáticos severos em SC; confira recomendações

A instabilidade se agrava em Santa Catarina na quinta-feira (2). Segundo a Defesa Civil, uma frente fria se aproxima e amplia as condições para temporais em todo o estado. As temperaturas devem cair e trazer um alívio para o calor intenso.

A frente fria começa a se afastar na sexta-feira (3), no entanto, o risco de pancadas de chuva e temporais isolados se mantém, sobretudo nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

A Defesa Civil recomendou que a população se prepare para eventos climáticos severos, como tempestades, granizo e ventos fortes. Confira as orientações:

  • Durante os temporais, busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
  • Fique longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados;
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes;
  • Evite locais abertos, como praças e campos de futebol, durante tempestades;
  • Garanta que objetos soltos nos quintais e varandas estejam protegidos;
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
  • Nas estradas, redobre a atenção em caso de chuva forte e visibilidade reduzida;
  • Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados.

Os eventos climáticos severos podem afetar os planos de fim de ano de moradores e turistas, por isso, é importante ficar atento aos avisos da Defesa Civil, em especial no Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Litoral.

Com informações do ND+

 

Notícias Relacionadas

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.