Clima

Defesa Civil alerta para risco de inundações nas próximas 24 horas

Foto: Daisy Trombetta/Agência RBS

Foto: Daisy Trombetta/Agência RBS

A Defesa Civil alerta para risco de deslizamento e inundações em cidades do Oeste, Meio-Oeste, Extremo-Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis entre esta sexta-feira, 27 e sábado, 28. Nas últimas 72 horas foram registradas chuvas com volumes significativos, principalmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste. Nas próximas 24 horas deve chover mais uma vez o volume esperado para o mês inteiro, de 80 a 100 mm, em todas as regiões do Estado, de acordo com os dados da Epagri/Ciram.

O nível dos rios Peixe e Uruguai já atingiu a cota de emergência e causa inundações em pelo menos 10 municípios do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste. A situação pode se agravar nas próximas 24 horas, o volume de chuva esperado para o período ultrapassa o previsto para junho. Também há risco de inundações no Alto Vale do Itajaí, principalmente na região de Taió, onde o nível do rio já atingiu a cota de emergência.

Nesta sexta-feira, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, está visitando municípios mais afetados no Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste. O cronograma de visitações nas áreas atingidas começa por Chapecó e passa por Itapiranga, Concórdia, Mondaí, Videira, Caçador, Caibi, Palmitos, Águas de Chapecó, Iporã e outras. Até às 10h da manhã, a Secretaria de Estado da Defesa Civil havia recebido dois decretos de situação de emergência de Rio do Antas, que renovou o decreto já emitido, e Palmitos. A Defesa Civil está divulgando o boletim com as informações atualizadas no site da Secretaria e na página do Facebook.

Até às 11h desta sexta-feira, a Defesa Civil contabilizou 18 famílias desabrigadas em Rio das Antas, 50 famílias desabrigadas e 300 desalojadas em Águas de Chapecó e 100 famílias desajoladas em Mondaí. 

De sábado para domingo, com a formação de um ciclone extratropical, a chuva diminui no Oeste e se concentra no Litoral Sul e Planalto Sul, principalmente na Grande Florianópolis. Há previsão de ventos fortes, com picos de velocidade chegando a 100 km/h.

Ciclone extratropical

Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa.

O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1,5 a 2,5 metros e picos de 3,0 a 4,0 metros ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações ficam expressamente desaconselháveis neste período. Não se descarta a possibilidade de ressaca, principalmente no Litoral Sul de SC e RS.