Geral

Defesa Civil de Criciúma aplica programa 5S

A medida visa organizar ainda mais o setor e melhorar a qualidade no atendimento e no dia-a-dia

Foto: Kênia Pacheco

Foto: Kênia Pacheco

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Criciúma aplicou uma medida que visa organizar todo o setor, além de melhorar ainda mais os processos de gerenciamento e atendimento no local, o programa 5S. O engenheiro Ambiental Jardel Vandresen foi quem aplicou a o programa denominado no setor. Ele conta que a ideia surgiu durante uma atividade em sua pós-graduação, daí então resolveu aplicar o método na Prefeitura de Criciúma, começando pelo setor que atua.

O 5S é uma metodologia que permite criar um planejamento ordenado, ao qual permite melhorar a produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, além de aumentar competitividade organizacional. Denomina-se 5S devido à primeira letra de cinco palavras japonesas. Seiri que significa utilização, Seiton representa ordenação, Seisō traduz-se limpeza, Seiketsu indica saúde e Shitsuke que se refere a autodisciplina.

Em duas semanas após a implantação do programa, ele já percebe as mudanças. Jardel conta que as transformações vão desde a uma simples organização nas mesas individuais, até o processo de higiene do setor. “Nós mudamos algumas maneiras de trabalhar. Uma coisa que atrapalha muito as pessoas é a falta de organização com muitos papéis em cima da mesa. Esta teoria diz que precisamos observar os materiais que não mais utilizamos. É um erro guardar coisas velhas”, explica Vandresen.

A coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil, Ângela Mello conta que o setor já possuía uma caraterística bem organizada. Para ela, este programa auxiliou principalmente na organização digital. “Elaboramos um arquivo em documento Excel com o controle das ocorrências atendidas por data, proprietário, rua, bairro, problema ocorrido e link direto para as imagens de arquivo do local onde prestamos o atendimento”, revela Ângela.