Geral

Defesa Civil de Criciúma encontra 65 africanos em condições sub-humanas

Eles estavam todos em uma mesma casa e 15 dormiam na rua

Após uma denúncia, a Defesa Civil de Criciúma, encontrou na noite dessa terça-feira (24) em uma mesma casa 65 africanos vivendo em condições sub-humanas. Conforme reportagem do site G1 Santa Catarina, desse total, 15 dormiam na rua e foram encaminhados para o abrigo Casa de Passagem.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil da cidade, Ângela Mello, uma moradora da região acionou a entidade sobre o caso. Na casa alugada, com quase 70 m², foram encontrados os 65 africanos, vindos de Gana, segundo a coordenadora de proteção especial da Secretarial Social, Mariane Peruchi.

Os africanos estavam em condições sub-humanas, sem colchões e roupas de cama, dormindo no chão da casa e sem comida, segundo a coordenadora da Defesa Civil. Um dos estrangeiros falava português e disse à coordenadora que eles saíram do país de origem para procurar trabalho.

Ainda segundo a coordenadora, eles tinham Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas não carteiras de trabalho. Eles foram orientados e encaminhados à Polícia Federal para regularizar a documentação. Conforme a coordenadora, não é incomum a chegada de estrangeiros a Criciúma, principalmente vindo da África e do Haiti.

A Secretaria Social do município afirmou que quer marcar uma reunião com diversos órgãos para montar uma estratégia para ajudar os estrangeiros da cidade.