Geral

Defesa Civil de Lauro Müller forma alunos em programa de prevenção

“Defesa Civil na Escola” é desenvolvido desde 2017, sendo pioneiro no estado.

Divulgação

O Programa “Defesa Civil na Escola” formou 95 alunos da rede municipal de ensino de Lauro Müller na noite de quinta-feira (7). O programa é pioneiro em Santa Catarina, levando noções de segurança e enfrentamento de crises e catástrofes naturais e humanas. A formatura aconteceu em paralelo à Feira do Livro.

Os alunos vêm das escolas Profª Ligia Chaves Cabral (Itanema), Profª Emília Mamede Soares (Barro Branco), Hilário Pescador (Sumaré) e Profº José Heleodoro Barreto Junior (Arizona). As turmas formadas neste ano começaram a participar em 2018, recebendo noções de prevenção, mitigação, recuperação e identificação de eventos climáticos que resultem em catástrofes para, assim, saber agir nesse tipo de situação extrema.

Lauro Müller é o primeiro município catarinense a desenvolver projeto que visa inserir no cotidiano escolar conhecimentos para contribuir na formação crítica e consciente de professores e alunos. O município é referência, também, pela criação do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil. Todo o desenvolvimento e aplicação do programa tem a parceria da Secretaria de Educação.

Além do treinamento e conhecimento oferecido durante o programa, os alunos vêm desenvolvendo atividades extras, como o plantio de árvores em áreas de risco e a visitação do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis. O programa foi notícia nacional em abril deste ano, quando foi veiculado no programa “Fantástico”, da Rede Globo.

Na formatura da turma de 2019, várias personalidades políticas e da Defesa Civil estadual acompanharam o evento na tenda da Feira do Livro, erguida na Praça Henrique Lage (Centro). Entre elas, o Prefeito Valdir Fontanella, o Vice-Prefeito Pedro Barp, a Secretária de Educação Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella e o Coordenador da Defesa Civil no município, Rafael Bonoti e secretários de diversas pastas, profissionais da Secretaria de Educação e o Vereador Ronaldo da Silva, representando o Legislativo. Da capital, o Governo do Estado e a Defesa Civil estadual estavam representados pela Gerente de Pesquisa e Extensão, Regina Panceri. O Coordenador Regional da Defesa Civil para a região da AMREC, Rosinei da Silveira, também participou do evento.

O Prefeito Valdir Fontanella lembrou aos alunos da importância do conhecimento adquirido durante o programa e voltou a elogiar e reforçar a parceria do município junto à Defesa Civil. “Alunos, o conhecimento que vocês adquiriram durante o programa é uma conquista e será importante durante uma possível catástrofe em nosso município. Esse trabalho pioneiro mostra nossa preocupação frente a Defesa Civil, que é nossa parceira, parceira de Lauro Müller”, diz o prefeito. O Coordenador da DC lauromüllense ressaltou a importância do trabalho junto às escolas, na formação de pessoas mais conscientes das ações a serem tomadas em caso de emergências. “Nosso trabalho é de preparar cidadãos para agir dentro das situações extremas e, os jovens que estão aqui hoje, receberam informações para enfrentar essas situações”, afirma Bonoti.

Falando do pioneirismo do programa no estado, Regina afirmou a necessidade de expandir o programa para mais municípios. “A experiência de Lauro Müller precisa seguir para outros lugares, formar outras turmas, propagar a prevenção para outras escolas”, disse. Já Silveira vê a necessidade do “Defesa Civil na Escola” continuar a formar mais alunos atuantes. “O programa precisa ser continuado e ampliado no município. A importância e excelência foi mostrada aqui, nesta noite, por mais esses 95 alunos preparados pela Defesa Civil do município. Ampliar e continuar repassando conhecimento é fundamental para criar pessoas preparadas para ação em tempos de necessidade”, reforçou o coordenador.

Na formatura deste ano também foram escolhidos a logo e o slogan para a Defesa Civil de Lauro Müller, produzidos pelos alunos. O programa “Defesa Civil na Escola” vai continuar em 2020.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município