Geral

Defesa Civil de Lauro Müller recebe mapeamento que identifica locais de risco

O mapeamento de risco integra os instrumentos básicos do Plano Diretor. A Secretaria de Estado da Defesa Civil vai lançar dentro de 60 dias o Sistema Integrado de Defesa Civil.

Foto: Divulgação

O município de Lauro Müller recebeu nesta semana o mapeamento de áreas de risco que identifica os locais suscetíveis à inundação e movimentação de massa. A ação foi desenvolvida pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a entrega do material foi realizada nessa última terça-feira ( 5) pela Defesa Civil do Estado.

“O projeto vai atender demandas que vão além da Defesa Civil, como o uso pelo município e outras áreas de planejamento e gestão territorial”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil de Lauro Müller, Geraldo José da Conceição.

O Mapa de Setorização é apenas a primeira parte do diagnóstico de risco a ser desenvolvido pelo Estado. No total foram investidos cerca de R$ 4,7 milhões. O projeto compreende a elaboração e entrega de cartas de suscetibilidade, mapeamento de perigo e risco baseado na metodologia desenvolvida com o governo japonês no Projeto Gides (Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres) e modelagem de suscetibilidade.

Foto: Divulgação

Este é um importante recurso para o desenvolvimento dos instrumentos de planejamento urbano, para atuação em cenários críticos e para o conhecimento da população ciente de que riscos ela está exposta. “Como disse nosso coordenador Estadual, Santa Catarina é o primeiro estado a ter cobertura de radares, e será o primeiro também a ter cobertura de satélite em tempo real. E agora conta com instrumentos que irão definir onde estão os riscos, para que a gente possa proteger a população”, completou.

A identificação dos riscos geológicos e hidrológicos, especialmente em áreas habitadas, permitirá a ação preventiva, através da elaboração ou correção dos planos diretores evitando ocupações irregulares. Da mesma forma, para as áreas de risco já habitadas a emissão de alertas mais precisos protegendo a vida da população.

O mapeamento de risco integra os instrumentos básicos do Plano Diretor. A Secretaria de Estado da Defesa Civil vai lançar dentro de 60 dias o Sistema Integrado de Defesa Civil. Dentro desta ação, um aplicativo móvel vai possibilitar que todo cidadão tenha conhecimento sobre os riscos que está exposto no local onde reside.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).