Clima

Defesa Civil de SC alerta para risco de temporais com raios e ventania

Frente fria e massa de ar polar no Litoral Sul causam instabilidade no tempo

Divulgação

A Defesa Civil alerta para o risco de temporais em Santa Catarina ao longo desta terça (27) e quarta-feira (28). A formação de uma frente fria e a chegada de uma massa de ar polar favorece a ocorrência do fenômeno, que pode vir acompanhado de raios, rajadas fortes de vento e granizo.

Todas as regiões podem ser atingidas pelos temporais, com ênfase no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Segundo a Epagri, a ventania pode chegar a 80 km/h no decorrer da terça, e se mantém até a manhã de quarta.

A orientação da Defesa Civil é que a população busque abrigo em locais longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. Além disso, é recomendado ficar longe de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos.

Apesar do risco de tempestade, granizo, ventania e raios, a terça-feira não é marcada pelas baixas temperaturas. O frio, que pode ser um dos piores do Estado em 60 anos, chega na madrugada dessa quarta-feira (28).

O último amanhecer negativo de Santa Catarina foi no domingo (25). Agora a expectativa é para que a temperatura volte a ficar próxima de 0 °C nesta quarta, favorecendo a chance de neve e chuva congelada em áreas como o o Planalto Sul e o Meio Oeste.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Casa é consumida por completo em incêndio registrado em Içara

Segundo populares, os moradores abandonaram a residência quando o incêndio começou

Mulher pede socorro em restaurante em Braço do Norte após ser agredida pelo marido

Em depoimento aos policiais, a vítima informou que as agressões são recorrentes

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%

Mesmo com voto facultativo, há 87,4 mil eleitoras com mais de 100 anos

Ciclone com risco de destruição deixa SC em alerta nesta semana

Ondas com picos de até 5 metros, ressaca, chuva volumosa, chance de inundação; confira todos os detalhes da passagem do ciclone