Geral

Defesa Civil discute plano de contingência para Orleans

No passado a cidade já foi devastada por enchentes. A Administração Municipal entende que o trabalho de prevenção é a melhor alternativa

Divulgação/Prefeitura de Orleans

Uma reunião importante está marcada para esta quarta-feira (5), a partir das 18h envolvendo os membros da Comissão de Defesa Civil de Orleans. O encontro acontece no Centro Administrativo, onde os integrantes vão debater e – se for o caso – aprovar o Plano de Contingência do município.

A principal finalidade desse Plano é padronizar os procedimentos relacionados aos alertas, alarmes e respostas, incluindo ações de socorro, de ajuda humanitária e de reabilitação de cenários, visando reduzir danos e prejuízos decorrentes de desastres.

O plano foi elaborado pelos órgãos e instituições integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil de Orleans, os quais assumiram o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas. “Este é um documento de fundamental importância, pois permite sabermos quem é responsável por área de forma antecipada, com cada um dos envolvidos cientes do seu papel num momento de calamidade”, ressaltou o prefeito Jorge Koch.

Para o chefe do executivo, é importante que o documento seja analisado frequentemente. Orleans já passou por enchentes que destruíram a cidade, como a que ocorreu em 1974, e de vem em quando alguma comunidade do interior é destruída com os temporais do costão da serra. “Nossa cidade é muito acidentada. A ideia é que quando precisarmos realmente, funcione perfeitamente, que as famílias afetadas sejam atendidas da forma mais rápida possível”, destacou Micheline Berger, Coordenadora da Defesa Civil, da Capital da Cultura.

Além dos órgãos da Prefeitura, o Plano envolve outras entidades civis e militares, e também clubes de serviço de Orleans. O documento conta com contato e responsabilidade de cada ator envolvido em caso de calamidade.

Divulgação/Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.