Geral

Defesa Civil diz que supercélula com ventos de 100 km/h atingiu Balneário Arroio do Silva

Estes temporais foram provocados pela combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, segundo a Defesa Civil

Queda de galpão devido às fortes rajadas de vento – Foto: DC/SC

A tarde do último sábado, dia 4, foi marcada pela ocorrência de temporais com chuva intensa e fortes rajadas de vento no Litoral Sul catarinense. Estes temporais foram provocados pela combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, da formação de uma área de baixa pressão no mar e do aquecimento diurno.

Em Balneário Arroio do Silva, entre às 17h30 e 18h, uma intensa tempestade atingiu a região, provocando fortes rajadas de vento. De acordo com informações levantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Defesa Civil Municipal, até o momento foram cadastradas 305 famílias que foram atingidas pelo evento climático de sábado, dia 4, na cidade. Cerca de 50 casas foram danificadas, além da queda de postes da rede elétrica.

Através dos produtos do radar meteorológico de Lontras e das imagens aéreas e no local dos danos, a equipe de meteorologia da DC/SC concluiu que uma supercélula atingiu a região.

Este fenômeno é capaz de provocar rajadas em torno de 100 km/h a medida em que se aproxima de uma região, sendo esta foi a velocidade estimada pelo radar de Lontras e também a registrada na estação meteorológica de Araranguá (103 km/h às 18h). Assim, o evento foi classificado como Tempestade local/convectiva – Vendaval: COBRADE 1.3.2.1.5.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável