Geral

Defesa Civil faz balanço do temporal em Criciúma

Foi tanta chuva que deu pane nos pluviômetros. Houve destelhamentos e muitas ruas alagadas.

Foto: Divulgação

Foi tanta chuva que nem os pluviômetros deram conta de acompanhar na tarde desta quarta-feira. “Muita precipitação em curto espaço, de 42 a 44mm em pouco mais de meia hora, isso até onde os equipamentos funcionaram. Depois parou tudo”, confirmou o coordenador da Defesa Civil em Criciúma, Dioni Borba. O climatologista Márcio Sônego alertou que, no período, choveu o equivalente ao índice que justifica enchentes em uma hora.

“Houve muitos pontos de alagamento”, referiu, citando ruas como João Cechinel, Araranguá, Álvaro Catão, Arthur Pescador, Gonçalves Ledo e trechos da Avenida Centenário, tumultuando o trânsito no fim de tarde. “No Bairro Paraíso tivemos que agir com o Corpo de Bombeiros para auxiliar famílias, mas ninguém precisou ser retirado de casa”, conta.

Problemas também na Rua Joaquim Nabuco, outro tradicional ponto de alagamentos entre os bairros Michel, Comerciário e Centro.

No Bairro Laranjinha houve destelhamentos de algumas casas. “Mas já fizemos a vistoria, entregamos lonas e avaliamos os riscos. Tudo dentro da normalidade”, enfatiza. “O canal auxiliar do Rio Criciúma funcionou bem”, destaca. Até a Rádio Som Maior sofreu consequências do temporal, saindo do ar temporariamente.

Houve falta de energia. No ponto alto, perto das 18h, mais de 17 mil unidades consumidoras estavam sem fornecimento. Pouco depois das 20h o número, conforme a Celesc, já havia reduzido a 7,9 mil. “Com as muitas descargas elétricas acabaram desativados alguns semáforos da Centenário, equipes estão nas ruas fazendo levantamentos e consertando”, conclui Borba. Confira o relato do coordenador no podcast.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.