Clima

Defesa Civil faz balanço do volume de chuva em Santa Catarina nas últimas horas

Foto: Fabian Londero/RBS TV

Foto: Fabian Londero/RBS TV

A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio dos Coordenadores Regionais, trabalha para fazer o levantamento de  possíveis danos causados pelas chuvas das últimas horas. Ainda não há balanço final sobre o evento climático. De acordo com informações preliminares, houve alagamentos e deslizamentos na faixa litorânea, desde a Grande Florianópolis até o Litoral Norte do Estado.

Não há registro de desalojados ou desabrigados, apesar dos volume de precipitação ter chamado atenção em vários pontos e ser considerados acima do esperado. Na Grande Florianópolis, a precipitação registrada pelas estações meteorológicas automáticas, gerenciadas pela Epagri/Ciram, a chuva que caiu nas últimas 12 horas foi o equivalente ao esperado para o mês inteiro. Segundo as primeiras informações da Epagri/Ciram, órgão oficial de meteorologia do Estado, os valores de chuva são maiores desde 2010, quando São José registrou 250mm, em 24h. O recorde da Estação foi em 1991, com 400 mm.

As últimas 72h foram marcadas por muita chuva e com frequência. Isto ocorreu devido ao intenso transporte de umidade na atmosfera em direção ao Estado durante a semana, em conjunto com o calor e a passagem de uma frente fria. Em algumas regiões, a precipitação acumulada nestas 72h ficou acima de 100 mm. 

O maior volume de chuva registrado nas estações meteorológicas durante este período ocorreu em Florianópolis, onde apenas nas últimas 24h choveu 178 mm, chegando a 248,4 mm, valor acima do esperado para o todo o mês de fevereiro. A chuva foi volumosa também em cidades do Litoral Sul, Norte, Meio-Oeste e Oeste, onde a precipitação ficou acima ou próximo de 100 mm.

Previsão para domingo

No domingo (15), ocorre predomínio de nuvens e condição de chuva no decorrer de todo o dia no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, devido aos ventos do mar. Nas demais regiões do Estado, pancadas de chuva isolada entre a tarde e a noite. Temperatura amena do Planalto ao Litoral, mais alta no Oeste. Vento de sudeste e leste, fraco a moderado.