Geral

Defesa Civil pede atenção sobre novo ciclone que trará chuvas volumosas

É importante destacar que este fenômeno não terá a potência e nem a classificação de “ciclone bomba”, como o que foi registrado na última semana.

Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil do estado, através da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, emitiu um alerta de atenção à população sobre a formação de um novo ciclone extratropical na costa catarinense, entre a madrugada de terça (7) e quarta-feira (8), e que trará chuva volumosa para todas as áreas do estado.

É importante destacar que este fenômeno não terá a potência e nem a classificação de “ciclone bomba”, como o que foi registrado na última semana. Os ventos previstos, por exemplo, serão na ordem de 40 quilômetros por hora, contra aqueles da última semana que ultrapassaram os 100 quilômetros em várias cidades.

O destaque desta vez é a chuva, que poderá trazer transtornos como alagamentos, uma vez que são previstos altos volumes, mas que isoladamente podem cair em um curto espaço de tempo, o que traz, invariavelmente, problemas. O volume esperado pode passar dos 90 milímetros, em especial em áreas do Oeste, Meio Oeste, Serra, Planalto Sul e Sul do estado.

A Defesa Civil pede aos cidadãos para se aterem apenas às informações oficiais, divulgadas pelos canais do órgão, e pela imprensa, e não a alertas falsos que, infelizmente, já circulam por redes sociais.

A partir de quinta-feira (9), o ciclone perde força no continente e afasta para o oceano. Na sequência, mais uma forte massa de ar polar chega ao estado, baixando as temperaturas nos dias subsequentes.

Para quaisquer emergências, a Defesa Civil de Tubarão estará de plantão durante todo o processo, e poderá ser acionada através do telefone 199.

Notícias Relacionadas

Estado já disparou cerca de 800 mil mensagens alertando sobre casos positivos de Covid-19

O serviço é feito em parceria com a Associação Catarinense de Medicina, responsável pelo cruzamento dos dados e envio dos SMS.

Boletim hídrico aponta melhora no abastecimento público e chama atenção para áreas rurais

De acordo com as informações do Boletim, 114 municípios decretaram Situação de Emergência.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

MPF pede demolição de pousada construída irregularmente na Praia do Luz, em Imbituba

Pela edificação de pousada em faixa de praia, em área de preservação permanente, são responsabilizados dois proprietários, o município e a União