Geral

Defesa Civil: Ponte sobre o Rio Corrêa em Tubarão será demolida

A ação ocorrerá por recomendação de laudo.

Divulgação

A ponte sobre o Rio Corrêa, interditada desde o último domingo por causa de desníveis em uma das cabeceiras, será demolida para dar lugar a uma nova estrutura. A decisão de representantes da prefeitura de Tubarão segue a recomendação de um Auto de Constatação elaborado por engenheiros civis da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e secretarias de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento e Infraestrutura.

O Auto de Constatação número 065/2019 foi elaborado após vistorias in loco realizadas no último domingo, quando ocorreu a interdição, e nesta terça-feira. Constatou-se, de maneira empírica, o desnivelamento da ponte por causa da movimentação, em tese, do pilar da cabeceira do sentido BR-101, e o surgimento de uma trinca na cabeceira do lado oposto.

O laudo assinado pelos engenheiros Murilo Damian Ribeiro, Richard Rodrigues Alexandre e Guilherme Daufenback aponta, ainda, que a ponte não permite a vazão plena da água sob a sua estrutura, devido seus pilares ocuparem grande seção do rio, o que, em tese, pode ter contribuído para o aparecimento e evolução da anomalia.Diante desses argumentos, o documento sugere a recuperação da estrutura, com diminuição da seção dos pilares para que o rio naquele ponto tenha a vazão plena, o que foi considerado inviável pelo governo municipal, ou a demolição da estrutura e construção de uma nova ponte em condições ideais de trânsito, o que se mostrou a solução mais adequada.

Antes de encaminhar a contratação de um projeto da nova ponte, a prefeitura quer executar, de maneira emergencial e rápida, a construção de um desvio com uma ponte provisória ao lado da estrutura condenada. A obra será no lado esquerdo da ponte no sentido BR-101 e deve iniciar nos próximos dias.

Com informações do site Notisul 

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.