Geral

Defesa Civil: Ponte sobre o Rio Corrêa em Tubarão será demolida

A ação ocorrerá por recomendação de laudo.

Divulgação

A ponte sobre o Rio Corrêa, interditada desde o último domingo por causa de desníveis em uma das cabeceiras, será demolida para dar lugar a uma nova estrutura. A decisão de representantes da prefeitura de Tubarão segue a recomendação de um Auto de Constatação elaborado por engenheiros civis da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e secretarias de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento e Infraestrutura.

O Auto de Constatação número 065/2019 foi elaborado após vistorias in loco realizadas no último domingo, quando ocorreu a interdição, e nesta terça-feira. Constatou-se, de maneira empírica, o desnivelamento da ponte por causa da movimentação, em tese, do pilar da cabeceira do sentido BR-101, e o surgimento de uma trinca na cabeceira do lado oposto.

O laudo assinado pelos engenheiros Murilo Damian Ribeiro, Richard Rodrigues Alexandre e Guilherme Daufenback aponta, ainda, que a ponte não permite a vazão plena da água sob a sua estrutura, devido seus pilares ocuparem grande seção do rio, o que, em tese, pode ter contribuído para o aparecimento e evolução da anomalia.Diante desses argumentos, o documento sugere a recuperação da estrutura, com diminuição da seção dos pilares para que o rio naquele ponto tenha a vazão plena, o que foi considerado inviável pelo governo municipal, ou a demolição da estrutura e construção de uma nova ponte em condições ideais de trânsito, o que se mostrou a solução mais adequada.

Antes de encaminhar a contratação de um projeto da nova ponte, a prefeitura quer executar, de maneira emergencial e rápida, a construção de um desvio com uma ponte provisória ao lado da estrutura condenada. A obra será no lado esquerdo da ponte no sentido BR-101 e deve iniciar nos próximos dias.

Com informações do site Notisul 

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Joãozinho da Farmácia atende em novo endereço em Lauro Müller

Farmácia Nossa Senhora Aparecida muda de endereço, mas mantem tradição de 34 anos atendendo agora em frente a Praça Henrique Lage, ao lado da cabeceira da ponte, na entrada da cidade.