Clima

Defesa Civil registra desalojados e deslizamentos após chuva na região

Em Tubarão, duas famílias precisaram deixar as casas nesta segunda

Defesas civis da região monitoram, na noite desta segunda-feira (11), osmunicípios atingidos por temporais. A preocupação é com pancadas isoladas de chuva. Porém, a tendência é que o fenômeno diminua no decorrer da madrugada.

Por volta das 13h, começou a chover na região, conforme o coordenador da Defesa Civil da região de Araranguá, Sebastião Antonio de Souza. A entidade registrou alagamentos, danos em estradas, deslizamentos, desalojados e destelhamentos em várias cidades.

Os deslizamentos e desalojados foram registrados em Tubarão. Duas famílias precisaram deixar as casas, informou o coordenador da Defesa Civil da região, Anderson Martins Cardoso. O porão de uma dessas residências foi atingido por deslizamento, o que ocasionou a quebra de uma das paredes.

Em Tubarão, os bairros mais prejudicados foram Centro, Monte Castelo, Fábio Silva, Oficinas e Congonhas. Na região, foram registrados alagamentos em Sangão e Capivari de Baixo e destelhamentos em Laguna. O coordenador informou que o nível do Rio Tubarão estava normal até 19h.

Araranguá

Na área de Araranguá, houve alagamentos e danos em estradas. O coordenador regional, Sebastião Antonio de Souza, afirmou que, durante a tarde, a Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Obras de Araranguá, percorreu os pontos de alagamento fazendo o desentupimento das bocas de lobo e arrumando as estradas.

Segundo Souza, choveu na cidade mais do os 80 mm esperados para todos o mês de maio (veja tabela abaixo, com dados da Defesa Civil).

Criciúma

A Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Quarta Linha, em Criciúma, foi fechada pela Administração Municipal por causa da forte chuva. A reabertura deve ocorrer na manhã desta terça (12), quando os colaboradores da unidade devem retomar os serviços normalmente, segundo a prefeitura.

Houve cancelamento das aulas desta segunda na Faculdade Esucri. O entorno da unidade ficou cheio de água, o que dificulta o acesso de alunos e professores à instituição.

Não há registro de desabrigados na cidade, informou a prefeitura.

Em Içara, houve alagamentos em ruas e casas. A Secretaria de Educação cancelou os horários de ônibus dos estudantes que utilizam o transporte noturno devido ao alagamento de diversas vias do município e cidades vizinhas.

Com informações do Portal G1/SC

[soliloquy id=”124683″]