Geral

Defesa de Lula diz que processos da Lava-Jato estão ‘corrompidos’

Em nota publicada no site do PT, defensores do ex-presidente definam como 'ajustada' a atuação de procuradores e do ministro da Justiça.

Divulgação

Em nota, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou sobre a reportagem publicada no site The Intercept Brasil. “Em diversos recursos e em comunicado formalizado perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU em julho de 2016 demonstramos, com inúmeras provas, que na Operação Lava Jato houve uma atuação combinada entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro com o objetivo pré-estabelecido e com clara motivação política, de processar, condenar e retirar a liberdade do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirma o texto assinado por Cristiano Zanin e publicado no site do Partido dos Trabalhadores (PT).

Para a defesa de Lula, “a atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades. A esse cenário devem ser somadas diversas outras grosseiras ilegalidades, como a interceptação do principal ramal do nosso escritório de advocacia para que fosse acompanhada em tempo real a estratégia da defesa de Lula, além da prática de outros atos de intimidação e com o claro objetivo de inviabilizar a defesa do ex-Presidente.”

A nota também coloca em xeque a lisura das investigações contra o ex-presidente. “Ninguém pode ter dúvida de que os processos contra o ex-presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos. O restabelecimento da liberdade plena de Lula é urgente, assim como o reconhecimento mais pleno e cabal de que ele não praticou qualquer crime e que é vítima de “lawfare”, que é a manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.”

Lula está preso há mais de um ano na Polícia Federal, em Curitiba. A prisão do petista ocorreu por determinação do então juiz federal Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça.

Com informações do site Correio Braziliense 

Notícias Relacionadas

Lula tem 38%, Flávio, 30%, e Cury, 11%, em 1º turno, diz Real Time/Big Data

Levantamento ouviu 2 mil eleitores entre 27 e 31 de agosto e testou dois cenários, com e sem Pablo Marçal na disputa

Defesa Civil amplia vistoria na Serra do Rio do Rastro e avalia 11 quilômetros de encostas

Com apoio das Defesas Civis de Orleans, Urussanga e da AMREC, a Defesa Civil de Lauro Müller vistoriou cerca de 11 km da rodovia, identificando árvores com risco de queda e trechos suscetíveis ao desprendimento de rochas, e encaminhará relatório técnico à Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Defesa de suspeito de feminicídio em Sangão diz que família só soube do crime dias depois

Advogados afirmam que mãe e avó não tinham conhecimento da morte de Joviana Evelyn Iankovski e que levaram o jovem de 21 anos à delegacia assim que souberam do ocorrido.

Pesquisa aponta Lula na liderança e indica manutenção da polarização para 2026

Levantamento mostra presidente à frente nos cenários de primeiro e segundo turno, melhora na aprovação do governo e vantagem consolidada no Nordeste, enquanto o Sul segue como principal foco de rejeição.